Banner Portal
Algumas reflexões acerca da categoria da alienação no marxismo francês entre o final da segunda guerra e os anos 60
PDF

Palavras-chave

Alienação
Marxismo francês
Indivíduo

Como Citar

COSTA, Monica Hallak Martins da. Algumas reflexões acerca da categoria da alienação no marxismo francês entre o final da segunda guerra e os anos 60. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 5, p. 77–88, 2009. DOI: 10.20396/cemarx.v0i5.10841. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10841. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

A década que se estende entre finais dos anos 1950 e dos anos 1960 pode,certamente, ser considerada como o período mais profícuo do marxismo no século XX.A fertilidade desse movimento intelectual, na França, não se restringiu aos estudiososde Marx, mas ampliou a interlocução do marxismo com outros autores e promoveuuma abertura que tornou possível o debate de temas, antes negligenciados pelaabordagem oficial, como é o caso da reflexão acerca da alienação. Nesta comunicação,recupera-se parte da produção de três autores – Henri Lefebvre, André Gorz e LucienSève – que trataram do tema e se preocuparam, tanto com os rumos do chamado“socialismo realmente existente”, quanto com o resgate dos escritos de Marx em suaintegridade; ou seja, despidos de preconceitos do período stalinista, que deixaramde lado qualquer reflexão acerca do papel dos indivíduos na história e do lugar dasubjetividade nos processos humanos. Não se pode esquecer, na presente análise, queo Partido Comunista Francês (PCF) foi uma das organizações que mais fielmenteseguiu a linha oficial do PC URSS, o que intensifica o interesse pelas abordagens quese propuseram a questioná-lo.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i5.10841
PDF

Referências

ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo. São Paulo: Brasiliense, 1985. BALIBAR, Étienne. “Avant-propos”. In: Althusser, L. Pour Marx. Paris: La Découverte, 1996.

CLAUDÍN, Fernando. A Crise do movimento comunista. 2. O apogeu do stalinismo. São Paulo: Global, 1986.

GORZ, André. O socialismo difícil. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

GORZ, André. Historia e enajenación. México: Fondo de cultura econômica, 1992.

KALLSCHEUER, Otto. “Marxismo e teoria do conhecimento”. In: HOBSBAWM, Eric (org.). Marxismo Hoje. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LEFEBVRE, Henri. Crítique de la vie quotidienne. 1 – Introduction. Paris: L’Arche Éditeur, 1958.

LEFEBVRE, Henri. Metafilosofia. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1967.

LEFEBVRE, Henri. Tiempos equivocos. Barcelona: editorial Kairós, 1975.

LUKÁCS, György. Prolegomeni all’ontologia dell’essere sociale. Questioni di principio di um’ontologia oggi divenuta possibile. Milão: Guerini e Associati, 1990.

SÈVE, Lucien. Marxismo y teoria de la personalidad. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1972.

SÈVE, Lucien. Análises Marxistas da Alienação. Lisboa: Edições Mandacaru, 1975.

VAISMAN, Ester. “Dossiê Marx: itinerário de um grupo de pesquisa”. In: Revista Ensaios Ad Hominem 1 – tomo IV. São Paulo: Estudos e Publicações Ad Hominem, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Monica Hallak Martins da Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.