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Notas sobre a escola unitária e trabalho no pensamento de Antonio Gramsci
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Palavras-chave

Itália
Crise escolar
Industrialização
Escola unitária Antonio Gramsci

Como Citar

CARMOS, Jefferson Carrielo do. Notas sobre a escola unitária e trabalho no pensamento de Antonio Gramsci. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 5, p. 53–63, 2009. DOI: 10.20396/cemarx.v0i5.10839. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10839. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do texto é tecer algumas notas sobre a escola unitária e o trabalho,no Caderno 12, de Antonio Gramsci. O filósofo sardo introduz, nesse caderno, otema dos intelectuais através das instituições especializadas, a proposta escolar nocontexto da crise da escola tradicional das “novas” exigências de trabalho, postas pelaindustrialização e pela reforma de Giovani Gentile. Para Gramsci, a escola unitárianão representa nem um saudosismo humanista tradicional nem um profissionalismotecnicista, mas um novo tipo de escola interessada. Em outras palavras, uma escolamais técnica e mais orgânica em relação ao mundo industrial moderno, baseada emprincípios científicos e tecnológicos, constituída num espaço de síntese entre a práticae a teoria, entre o trabalho manual e o intelectual.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i5.10839
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Copyright (c) 2008 Jefferson Carrielo do Carmos

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