O vínculo entre infra estrutura e superestrutura na perspectiva contemporânea

Autores

  • Vicente Gomes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.20396/cemarx.v2i2.10832

Palavras-chave:

Infra estrutura, Superestrutura

Resumo

Um dos insights mais fecundos no estudo do conhecimento humano concerne àcompreensão de que esse fenômeno não constitui um fato independente. Ao contráriodo que defendem as filosofias inatistas e aprioristas, o conhecimento é concebido comorelativo a, ou dependente de determinado contexto. Uma das primeiras formulaçõesreflexivas sobre essa relação coube ao marxismo. Talvez nenhuma outra proposiçãomarxista seja tão conhecida quanto à de que a “infraestrutura determina a superestrutura”.Essa matriz reflexiva abriu um imenso campo de investigação sobre o conhecimento,capitaneado pela chamada Sociologia do Conhecimento. As reflexões atuais avançarammuito na compreensão desse fenômeno, notadamente em relação a dois aspectos:ao processo de universalização da relativização do conhecimento e à discussão sobre anatureza do vínculo entre contexto e conhecimento. Com relação à relativização doconhecimento, nenhum ponto de vista, “progressista” ou “conservador”, e nenhumtipo de conhecimento, seja empírico ou formal, foge a essa caracterização. Isso temlevado à ampliação da compreensão do fenômeno da ideologia. Com relação à naturezado vínculo entre contexto e conhecimento, a defesa de uma perspectiva determinista écada vez mais suplantada por uma visão de uma correlação estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vicente Gomes, Universidade Federal do Piauí

Doutorando pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2005-07-18

Como Citar

GOMES, V. O vínculo entre infra estrutura e superestrutura na perspectiva contemporânea. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 127–134, 2005. DOI: 10.20396/cemarx.v2i2.10832. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10832. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos