Banner Portal
A forma política do MST
PDF

Palavras-chave

Organização política
Formação política
Partido político
Movimento social
Movimento dos trabalhadores rurais rem terra

Como Citar

OLIVIERA, Luciana Aparecida Aliaga de. A forma política do MST. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 4, p. 83–93, 2007. DOI: 10.20396/cemarx.v0i4.10811. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10811. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Nosso interesse se concentra na investigação do Movimento dos trabalhadores RuraisSem-Terra (MST) no Brasil, como um espaço de educação/formação política, utilizandocomo chave metodológica a concepção de partido político, presente na obra de AntonioGramsci. A partir da análise da história do movimento e da construção de sua organizaçãopolítica procuramos entender em que medida o MST desvencilha-se do estágio econômico-corporativo que caracteriza seus primeiros anos de existência e elabora uma concepçãode mundo adequada às classes subalternas, alçando um novo estágio em sua construçãohistórica, o momento essencialmente político. Neste sentido, pretende-se investigar se aestrutura organizativa do MST pode ser considerada como uma instituição educativa dasclasses subalternas, assumindo assim a “forma” do partido político gramsciano.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i4.10811
PDF

Referências

ADRIANCE, Madeleine Cousineau. Terra Prometida: as Comunidades Eclesiais de Base e os con"itos rurais. São Paulo: Paulinas, 1996.

DUVERGER, Maurice. Os Partidos Políticos. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

FEIX, Plínio José. Os Interesses sociais e a Concepção Política e ideológica dos trabalhadores rurais assentados do MST: estudo de caso na região de Rondonópolis- MT. Dissertação de Mestrado, Campinas, IFCH, Unicamp, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, v. 3.

HIRSCH, Joachim O problema da dedução da forma e da função do Estado burguês.

REICHELT, Helmut et al. A teoria do Estado: materiais para a reconstrução da teoria marxista do Estado. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HOBSBAWM, Eric J. Rebeldes primitivos: estudos sobre formas arcaicas de movimentos sociais nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HOBSBAWM, Eric J. Bandidos. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1969.

HOBSBAWM, Eric J. Capitão Swuing: a expansão capitalista e as revoltas rurais na Inglaterra do início do século XIX. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982,

MARX, Karl. O 18 de Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2003.

MORISSAWA, Mitsue. A História da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Produzir para Viver. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

STÉDILE, João Pedro e FERNANDES, Bernardo Mançano. Brava Gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 ConfiguraçõesLuciana Aparecida Aliaga de Oliviera

Downloads

Não há dados estatísticos.