Banner Portal
Consciência de classe e partido revolucionário em Gramsci
PDF

Palavras-chave

Consciência de classe
Partido
Socialismo

Como Citar

SILVA, Julio Cesar Gonçalves da. Consciência de classe e partido revolucionário em Gramsci. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 4, p. 41–54, 2007. DOI: 10.20396/cemarx.v0i4.10808. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10808. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo procura reetir sobre as possibilidades que a epistemologia gramsciananos traz para pensar a relação entre os conceitos de partido revolucionário e consciênciade classe. Para a lógica formal existem apenas duas formas de relacionar o partido e aconsciência: ou o partido é um simples reexo do pensar da classe ou ele é o portador daverdadeira consciência proletária. O proletariado estaria condenado a uma prática políticameramente reformista ou a substituir o despotismo do capital pelo o da burocraciapartidária. Uma terceira possibilidade só existiria mediante uma revolução gnosiológica.Nossa hipótese é que Gramsci elabora um pensar político que permite compreender opartido como elemento de continuidade das experiências sociais do proletariado.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i4.10808
PDF

Referências

ADORNO, T.W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

BENSAÏD, Daniel. Lênin ou a política do tempo partido. In: BENSAÏD, Daniel & LÖWY, Michael. Marxismo, modernidade e utopia. São Paulo: Ed. Xamã, 2000.

COUTINHO, Carlos Nelson. Socialismo e democracia: a atualidade de Gramsci. In: AGGIO, Alberto (Org). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: Fundação da Editora UNESP, 1998.

DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci em Turim: a construção do conceito de hegemonia. São Paulo: Ed. Xamã, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. GRUPPI, Luciano. Conceito de hegemonia em gramsci. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

LÉNINE, V. I. Obras escolhidas em três tomos. Lisboa/Moscou: “Avante!”/Progresso, 1977.

ROYO, Marcos Del. Gramsci contra o ocidente. In: AGGIO, Alberto (Org). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: Fundação da Editora UNESP, 1998.

SCHLESENER, Anita Helena. Antonio Gramsci e a política italiana: pensamento, polêmicas, interpretação. Curitiba: UTP, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Julio Cesar Gonçalves da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.