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A democracia e a universalização do ensino fundamental
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Palavras-chave

Ensino fundamental

Como Citar

NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães; BORGES, Liliam Faria Porto. A democracia e a universalização do ensino fundamental. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 77–82, 2005. DOI: 10.20396/cemarx.v1i2.10796. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10796. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

A divulgação do MEC em 2001 de que havíamos universalizado o Ensino Fundamentalcom o índice de ingresso e permanência de 96,3% das crianças em idade escolar, e arepercussão política deste fato na academia, e em segmentos importantes de professoresque militaram política e teoricamente em defesa da Universalização da Educação Básicanos anos 70 e 80, esteve marcada por um tom de frustração e desolamento. A reaçãoexpressou-se em publicações e palestras proferidas em fóruns educacionais, revelando anegação das estatísticas sobre as conquistas que viabilizaram a universalização.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v1i2.10796
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Copyright (c) 2005 Francis Mary Guimarães Nogueira, Liliam Faria Porto Borges

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