O marxismo como referencial teórico nas dissertações de mestrado em educação da UFSCar (1976-1993)

Autores

  • Amarilio Ferreira Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/cemarx.v1i2.10794

Palavras-chave:

Marxismo

Resumo

Interessados em conhecer a forma de aplicação do marxismo na universidade,uma vez que a nossa formação nessa corrente de pensamento havia sido realizada noâmbito da militância de esquerda marxista, realizamos uma pesquisa sobre as dissertaçõesdefendidas na área de Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Com estepropósito, analisamos as dissertações produzidas desde a primeira defesa, ocorridaem abril de 1979, adotando a seguinte metodologia: (A) levantamento das dissertaçõesem Fundamentos da Educação defendidas entre 1979 e 1993; (B) leitura dessasdissertações para coleta de dados, como: objeto de estudo; referencial teórico utilizadoou anunciado; tipo de pesquisa (bibliográfica; de campo; uso ou não de fontesprimárias etc.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amarilio Ferreira Junior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2005-07-18

Como Citar

FERREIRA JUNIOR, A.; BITTAR, M. O marxismo como referencial teórico nas dissertações de mestrado em educação da UFSCar (1976-1993). Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 65–71, 2005. DOI: 10.20396/cemarx.v1i2.10794. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10794. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)