Banner Portal
Educação profissional e ensino superior
PDF

Palavras-chave

Ensino superior
Educação profissional
Educação tecnológica
Políticas públicas

Como Citar

BRANDÃO, Marisa. Educação profissional e ensino superior: do governo FHC ao governo Lula. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 6, p. 189–204, 2013. DOI: 10.20396/cemarx.v0i6.10782. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10782. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Parte se da concepção onde a expansão do acesso à educaçãono Brasil, assim como em outras sociedades capitalistas, resulta da lutaentre interesses antagônicos de classe. Têm-se, em termos gerais, doistipos de educação. Uma voltada para os proprietários dos meios deprodução que, como resultado, detém o controle econômico social; outra,voltada para aqueles aos quais apenas restou vender sua força de trabalhoem troca de salário. Sistematizamos recente histórico da Rede Federalde Educação Profissional quanto aos cursos de ensino superior.Examinamos algumas determinações para a política educacional noprimeiro mandato do governo de Lula para, em seguida, verificar suasorigens na década de 1990. Com este histórico, demonstramos a expansãoe consolidação de um tipo específico de ensino superior – os CursosSuperiores de Tecnologia. Ressaltamos a tendência deste ser o ensinosuperior para um projeto de instituição educacional voltada para achamada educação profissional e tecnológica. Esta realidade está associadaa um projeto ainda maior para o ensino superior no país, onde se incluia privatização e a diversificação de tipos de instituições e de cursos,utilizando-se como estratégia instituições e cursos formalmentecaracterizados como educação profissional – uma das bases de construçãoe sustentação da hegemonia da classe dominante.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i6.10782
PDF

Referências

BOITO JR., Armando. Política neoliberal e sindicalismo no Brasil. São Paulo: Xamã, 1999.

BRANDÃO, Marisa. Cursos Superiores de Tecnologia: democratização do acesso ao ensino superior? Caxambu, MG, 29ª Reunião Anual da ANPEd, GT09, 2006.

CUNHA, L. Antônio. Política educacional no Brasil: a profissionalização no ensino médio. Rio de Janeiro, GB: Eldorado, s/d.

CUNHA, L .“O ensino superior no octênio FHC”. In: Educação e Sociedade. Campinas: vol.4, n.82, p.37 61, abril 2003.

CUNHA, L. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.

FERRETTI, Celso. “Empresários, trabalhadores e educadores: diferentes olhares sobre as relações de trabalho e educação no Brasil nos anos recentes”. In: LOBARDI, J.C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, histedbr, 2002.

GIOLO, Jaime. A educação tecnológica superior no Brasil: os números de sua expansão. Brasília: MEC/INEP, 2006.

KUENZER, Acácia. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Brasil século XXI: propostas educacionais em disputa. Rio de Janeiro: mimeo, 2002.

RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. (Coleção educação contemporânea).

RODRIGUES, José. Os Empresários e a Educação Superior. Campinas: Autores Associados, 2007.

SANTOS, Flávio A. dos [et al] (Org.). Anais do seminário nacional CEFET e universidade tecnológica: identidades e modelos. Brasília, DF: CEFET-MG, 2005.

SOUZA, Juliana B. de. Cursos seqüenciais: a “marca social” da escola superior no Brasil. Caxambu, MG, 28ª Reunião Anual da ANPEd, GT11,2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Marisa Brandão

Downloads

Não há dados estatísticos.