Resumo
Este artigo retoma alguns fundamentos teóricos sobre apersonalidade, trazendo contribuições de alguns autores marxistas comoVigotski, Wallon e Lucien Sève. Nessa perspectiva, tomamos a dialéticacomo o principal fundamento para uma teoria da personalidade, já queesta categoria revela uma relação particular entre subjetividade eobjetividade, desenvolvida em um campo de possibilidades históricoconcreto.Posteriormente, analisamos alguns fundamentos psicológicospara elaboração de uma teoria crítica da personalidade e, por fim,buscamos refletir como ela operacionaliza sua atividade em ummovimento de ruptura e continuidade.Referências
COSTA, Gilmaísa Macedo. Trabalho, individualidade e pessoa humana. Pernambuco, 2005. Tese (Doutorado em Serviço Social). Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco.
DUARTE, Newton. “Formação do indivíduo, consciência e alienação. o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev”. In: Caderno Cedes Campinas, vol. 24, nº62, 2004.
EUZÉBIOS FILHO, Antonio. Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social. Campinas, 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Faculdade de Psicologia, PUC-Campinas.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Comunicación, Personalidad y desarrollo. Habana: Pueblo y Educación, 1995.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico – cultural. (trad. GUZZO, Raquel Souza Lobo). São Paulo: Thomsom, 2003.
GONZÁLEZ REY, Fernando e MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. La personalidad: Su Educación y desarrollo. Habana: Pueblo y Educación, 1989.
MESZÁROS, Istvan. A teoria da alienação em Marx. (trad. TAVARES, Isa). São Paulo: Boitempo, 2006. PARKER, Ian. Revolution in Psychology. London: Pluto, 2007.
SÈVE, Lucien Marxismo e teoria da personalidade. Vol. 1, 2 e 3. (trad. GODINHO, Emmanuel Lourenço). Lisboa: Horizonte, 1979.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Teoria e Método em psicologia. (trad. BERLINDER, Cláudia). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. (Trad. BEZERRA, Paulo). São Paulo: Martin Fontes, 2003.
WALLON, Henry. Psicologia e educação da criança. (trad. RABAÇA, Ana; TRINDADE, Calado). Lisboa: Vegas, 1979.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2009 Antonio Euzébios Filho, Raquel Souza Lobo Guzzo