Diretrizes para Autores
O periódico BioEns@ios tem como objetivo divulgar textos e estudos acadêmicos em Ensino, em Pesquisa e em Extensão em diferentes áreas das Ciências Biológicas. Desse modo, visa aprofundar um diálogo interdisciplinar que promova o compartilhamento do conhecimento em Ciências Biológicas. Publica artigos científicos inéditos, artigos de revisão, comunicações, relatos de experiências e práticas em ensino e em extensão, assim como reflexões e resenhas.
BioEns@ios aceita submissões em língua portuguesa nas diversas áreas das Ciências Biológicas, a saber: Biodiversidade, Biomédicas, Biotecnologia, Meio Ambiente e Conservação, História e Filosofia das Ciências Biológicas. Espera-se que os textos contribuam para o avanço do conhecimento em Ensino, em Pesquisa e em Extensão em Ciências Biológicas.
Seu artigo seu jeito
O periódico BioEns@ios diferencia os requisitos para o envio de novos artigos e de artigos revisados. Você pode optar por enviar seu artigo como um único arquivo Word ou PDF para ser usado no processo de avaliação. Somente se revisões forem requeridas, a formatação correta - segundo as instruções aos autores - será solicitada. Para saber mais, verifique a seção Preparação.
Lista de itens para submissão
Você poderá usar a lista de itens para a verificação final de sua submissão antes de enviá-la ao periódico para avaliação. Para mais detalhes, verifique na seção específica Instruções aos Autores. Certifique-se de que os seguintes itens estejam presentes:
- Página inicial, com designação de autor correspondente e detalhes de contato (endereço de email e endereço postal completo);
- Texto principal e palavras-chave;
- Figuras (incluindo legendas) e tabelas (incluindo títulos e notas de rodapé);
- Material suplementar (quando aplicável)
Outras considerações:
- O periódico assume que as submissões passaram por revisão ortográfica e gramatical;
- Todas as referências mencionadas na Lista de Referências devem ter sido citadas no texto e vice-versa;
- Os autores devem ter a permissão para uso de material protegido por direitos autorais de outras fontes (incluindo a Internet);
- A declaração de conflito de interesse deve ser encaminhada, mesmo que os autores não tenham conflito de interesse a declarar;
- Os autores devem sugerir revisores e os respectivos contatos.
Para mais informações, entre em contato: bioensaios@unicamp.br
ANTES DE COMEÇAR
Considerações éticas
O periódico BioEns@ios apoia as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e do Council of Science Editors (CSE) em relação aos padrões éticos de publicação: plágio, duplicatas e publicação redundante, fabricação e falsificação de dados e correções e retratações. Quaisquer casos de má conduta serão tratados pelo Conselho Editorial.
Pesquisas com seres humanos e animais
Se o estudo envolver seres humanos, o(s) autor(es) deve(m) garantir que o trabalho descrito foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição e realizado cumprindo a Declaração de Helsinque (World Medical Association) disponível em https://www.wma.net/wp-content/uploads/2016/11/DoH-Oct2013-JAMA.pdf) e a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.
O artigo deve estar de acordo com as Recomendações para Conduta, Reportagem, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Revistas Médicas e visar à inclusão de populações humanas representativas (sexo, idade e etnia) conforme essas recomendações. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente.
Os autores devem incluir uma declaração de que a pesquisa foi realizada com o consentimento informado e apropriado de cada um. Os direitos de privacidade dos indivíduos devem sempre ser observados. O consentimento por escrito deve ser obtido do paciente (responsável legal ou executor, se apropriado) para a publicação de qualquer detalhe ou fotografia que possa identificar um indivíduo.
Todos os experimentos com animais devem respeitar as normas estabelecidas no Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório (Guide for the Care and Use of Laboratory Animals, Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos) e na Diretriz Brasileira para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA), do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). O autor deve garantir que o trabalho descrito foi aprovado pelo Comitê de Ética no uso de Animais da Instituição. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo.
Declaração de conflito de interesse
Os autores correspondentes, em nome de todos os autores de uma submissão, devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar de forma inadequada (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem emprego, consultorias, propriedade de ações, honorários, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subsídios ou outros financiamentos. Todos os autores, inclusive aqueles sem conflito de interesse a declarar, devem fornecer as informações pertinentes ao autor correspondente. Os autores correspondentes devem utilizar o modelo de Declaração de Conflito de Interesse.
Declaração de submissão e verificação
A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, palestra, dissertação ou tese acadêmica), que não está sendo considerado para publicação em outro periódico, que sua publicação seja aprovada por todos os autores e tácita ou explicitamente pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi realizado, e que, se aceito, não será publicado em outro lugar da mesma forma, em português ou em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais.
Fonte de financiamento
Você é solicitado a identificar quem forneceu suporte financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo e descrever brevemente o papel do(s) financiador(es), se houver, no desenho do estudo; na recolha, análise e interpretação dos dados; na redação do relatório; e na decisão de submeter o artigo para publicação. Se a(s) fonte(s) de financiamento não teve(tiveram) tal envolvimento, recomenda-se declarar exatamente isso.
Acesso aberto
O periódico BioEns@ios possui acesso livre e aberto, entendendo a necessidade de democratizar o conhecimento. O periódico adota os princípios de publicação da Open Access Initiative, disponível em https://www.budapestopenaccessinitiative.org/read/.
Todo conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Quaisquer opiniões e pontos de vista expressos nesta publicação são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não são endossados pelos membros do periódico ou pela Universidade Estadual de Campinas.
Taxa
Não há taxas para submissão, avaliação ou publicação do trabalho, bem como cobrança por páginas extras.
Privacidade
Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
PREPARAÇÃO
NOVA SUBMISSÃO
A submissão a este periódico ocorre totalmente online e você será guiado passo a passo através da criação e upload de seus arquivos. O sistema converte automaticamente seus arquivos em um único arquivo PDF, que é usado no processo de revisão por pares.
Considerando 'Seu artigo seu jeito', você pode optar por enviar seu artigo como um único arquivo para ser usado no processo de arbitragem. Pode ser um arquivo PDF ou um documento do Word, em qualquer formato ou layout que possa ser usado para avaliar seu manuscrito. Note que os arquivos de figuras individuais maiores que 10 MB devem ser carregados separadamente.
BioEns@ios aceita os seguintes tipos de submissão:
Artigos científicos: textos teóricos ou empíricos, que usem o método científico e apresentem resultados de pesquisa na área de Ciências Biológicas.
Estrutura: Título, Autores, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Fomento (opcional), Agradecimentos, Referências e Material Suplementar (opcional).
Revisões: textos que utilizam métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes na área de Ciências Biológicas. Os textos de Revisão são convidados pelo Editores Científicos, mas podem ser sugeridos pelos autores.
Estrutura: Título, Autores, Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Fomento (opcional), Agradecimentos, Referências e Material Suplementar (opcional). O item Desenvolvimento deve apresentar todas as informações que subsidiem as conclusões.
Comunicações: textos voltados ao compartilhamento imediato de resultados preliminares obtidos em tópicos de grande interesse na área de Ciências Biológicas.
Estrutura: Título, Autores, Resumo, Desenvolvimento (deve conter todas as sessões esperadas em um artigo científico, mas apresentadas de forma concisa), Fomento (opcional), Agradecimentos e Referências.
Relatos de práticas em ensino e extensão: textos sobre experiências inovadoras nas ações de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Ensino Escolar e de Programas Especiais ou de Extensão Universitária e seus resultados, tais como novos métodos, processos, programas, casos, práticas e desenvolvimento curricular.
Estrutura: Título, Autores, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Fomento (opcional), Agradecimentos, Referências e Material Suplementar (opcional).
Reflexões: opiniões e análises instigantes, baseadas em dados ou literatura, sobre questões e perspectivas atuais na área de Ciências Biológicas. As reflexões também visam comentar, discutir ou opinar sobre artigos publicados no periódico BioEns@ios. Podem ser estruturados a critério do autor, mas devem seguir as recomendações abaixo:
Estrutura: Título, Autores, Resumo, Desenvolvimento (texto principal), Fomento (opcional), Agradecimentos e Referências.
Resenhas de livros ou monografias/dissertações/teses: resenhas críticas de livros e monografias/dissertações/teses acadêmicas recentes que tenham implicações teóricas ou práticas para o Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, em Pesquisa e em Extensão em Ciências Biológicas.
Estrutura: Título, Autores, Resumo, Desenvolvimento (texto principal), Fomento (opcional), Agradecimentos e Referências.
Requisitos de formatação
Não há requisitos rígidos de formatação, mas todos os manuscritos devem conter os elementos essenciais necessários para transmitir seu artigo, tais como, Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Figuras e Tabelas com Legendas. Se o seu artigo incluir quaisquer vídeos e/ou outro Material Suplementar, estes devem ser incluídos na submissão inicial para fins de revisão por pares.
Introdução: Declare os objetivos do trabalho e forneça um histórico adequado, evitando um levantamento bibliográfico detalhado ou um resumo dos resultados.
Materiais e métodos: Forneça detalhes suficientes para permitir que o trabalho seja reproduzido por um pesquisador independente. Os métodos já publicados devem ser resumidos e indicados por uma referência. Quaisquer modificações nos métodos existentes também devem ser descritas.
Resultados: Os resultados devem ser apresentados de forma clara e concisa.
Discussão: Deve explorar o significado dos resultados do trabalho, não repeti-los. Evite citações e discussões extensas da literatura publicada. Ao invés, retorne à hipótese original do estudo e aos objetivos da pesquisa.
Conclusões: As principais conclusões do estudo devem ser apresentadas em uma seção curta de Conclusões. Atente para que esta seção não repita os resultados do estudo, pois Conclusão não é o mesmo que resultados principais.
Referências
Não há requisitos estritos sobre a formatação da referência no envio. As referências podem estar em qualquer estilo ou formato, desde que o estilo seja consistente. Quando aplicável, nome(s) do(s) autor(es), título do periódico/título do livro, título do capítulo/título do artigo, ano de publicação, número do volume/capítulo do livro e número do artigo ou paginação. O uso do DOI é altamente encorajado. O estilo de referência utilizado pelo periódico será requerido ao artigo aceito na fase de prova. Observe que os dados ausentes serão destacados na fase de prova para o autor corrigir.
Figuras e tabelas incorporadas ao texto
Certifique-se de que as figuras e tabelas incluídas no arquivo único sejam colocadas próximas ao texto relevante no artigo, e não na parte inicial ou final do texto. A legenda correspondente deve ser colocada diretamente abaixo da figura ou tabela.
Subdivisão - seções numeradas
Divida seu artigo em seções claramente definidas e numeradas. As subseções devem ser numeradas 1.1 (depois 1.1.1, 1.1.2, ...), 1.2, etc. (o resumo não está incluído na numeração das seções). Use esta numeração também para referências cruzadas internas: não se refira apenas ao 'texto'. Qualquer subseção pode receber um título breve. Cada título deve aparecer em sua própria linha separada.
Apêndices
Se houver mais de um apêndice, eles devem ser identificados como A, B, etc. Fórmulas e equações em apêndices devem receber numeração separada: Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc.; em um apêndice subseqüente, Eq. (B.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela A.1; Fig. A.1, etc.
Revisão por pares
Este periódico realiza um processo de revisão por pares. Todas as contribuições serão inicialmente avaliadas pelo(s) Editor(es) quanto à adequação para o periódico. Os artigos considerados adequados são normalmente enviados a um mínimo de dois revisores especializados independentes para avaliar a qualidade científica do artigo. Os editores são os responsáveis pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos. Qualquer submissão está sujeita a todos os procedimentos usuais do periódico, com revisão por pares.
SUBMISSÃO REVISADA
Uso de software de processamento de texto
Independentemente do formato do arquivo da submissão original, na revisão você deve nos fornecer um arquivo editável. Mantenha o layout do texto o mais simples possível. A maioria dos códigos de formatação será removida e substituída no processamento do artigo.
Informações essenciais da página de título
- Título. Conciso e informativo. Os títulos são frequentemente usados em sistemas de recuperação de informações. Evite abreviações.
- Nomes e afiliações dos autores. Indique claramente o(s) nome(s) e sobrenome(s) de cada autor e verifique se todos os nomes estão escritos corretamente. Indique os endereços de afiliação dos autores abaixo dos nomes. Indique todas as afiliações com uma letra minúscula sobrescrita imediatamente após o nome do autor e antes do endereço apropriado.
- Autor correspondente. Indique claramente quem irá lidar com a correspondência em todas as fases de arbitragem, publicação e pós-publicação. Essa responsabilidade inclui responder a quaisquer perguntas futuras sobre o texto. Certifique-se de que o endereço de e-mail seja fornecido corretamente.
Resumo
É necessário um resumo conciso e factual. O resumo deve indicar brevemente o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as principais conclusões. Um resumo é muitas vezes apresentado separadamente do artigo, por isso deve ser independente. Por esta razão, as Referências devem ser evitadas, mas SE essencial, cite o(s) autor(es) e ano(s). Além disso, abreviaturas fora do padrão ou incomuns devem ser evitadas ou definidas em sua primeira menção no próprio resumo.
Palavras-chave
Imediatamente após o resumo, forneça no máximo 6 palavras-chave. Seja moderado com abreviações: apenas abreviaturas firmemente estabelecidas no campo podem ser elegíveis. Essas palavras-chave serão usadas para fins de indexação.
Abreviaturas
Defina as abreviaturas que não são padronizadas neste campo, em nota de rodapé a ser colocada na primeira página do artigo. Assegure a consistência das abreviaturas ao longo do artigo.
Agradecimentos
Agrupe os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo antes das referências e, portanto, não os inclua na página de título, como nota de rodapé do título ou de outra forma.
Agência de fomento
Liste as fontes de financiamento em conformidade com os requisitos do financiador:
Financiamento: Este trabalho foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, processo ou número de concessão); e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, processo ou número de concessão).
Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou tipo de bolsas e prêmios. Quando o financiamento for de uma doação em bloco ou outros recursos disponíveis para uma universidade, faculdade ou outra instituição de pesquisa, envie o nome do instituto ou organização que forneceu o financiamento.
Se nenhum financiamento foi fornecido para a pesquisa, recomenda-se incluir a seguinte frase: Esta pesquisa não recebeu subsídio específico de agências de fomento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos.
Nomenclatura e unidades
Siga as regras e convenções internacionalmente aceitas: use o sistema internacional de unidades (SI). Se outras unidades forem mencionadas, indique seu equivalente em SI.
Autores e Editores são, de comum acordo, obrigados a aceitar as regras que regem a nomenclatura biológica, conforme estabelecido no Código Internacional de Nomenclatura Botânica, no Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias e no Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.
Plantas, insetos, pássaros, mamíferos e demais seres vivos devem ser identificados por seus nomes científicos quando o termo for usado pela primeira vez, com exceção de animais domésticos comuns.
Compostos químicos devem ser identificados quando usados pela primeira vez no texto. Os ingredientes ativos de todas as formulações devem ser igualmente identificados. Para a nomenclatura química, devem ser seguidas as convenções da União Internacional de Química Pura e Aplicada e as recomendações oficiais da Comissão Combinada IUPAC-IUB sobre Nomenclatura Bioquímica.
Equações
Apresente equações na linha do texto normal sempre que possível. Em princípio, as variáveis devem ser apresentadas em itálico. Numere consecutivamente todas as equações que devem ser exibidas separadamente do texto (se mencionadas explicitamente no texto). Subscritos e sobrescritos devem ser claros. Tome cuidado especial para mostrar claramente a diferença entre zero (0) e a letra O, e entre um (1) e a letra l. Dê o significado de todos os símbolos imediatamente após a equação em que são usados pela primeira vez. Recomendamos o uso de ferramenta específica para apresentar as equações no texto, como por exemplo, a <Equação> do MS Office Excel.
As equações devem ser numeradas em série no lado direito entre parênteses. Em geral, apenas as equações explicitamente referidas no texto precisam ser numeradas. Os níveis de significância estatística que podem ser mencionados sem maiores explicações são: * para P<0,05; ** para P<0,01; e *** para P<0,001.
Nas fórmulas químicas, a valência dos íons deve ser dada como, por exemplo, Ca2+, não como Ca++. Os números dos isótopos devem preceder os símbolos, por exemplo, 18O.
Notas de rodapé
As notas de rodapé devem ser usadas com moderação. Numere-as consecutivamente ao longo do artigo. Muitos processadores de texto criam notas de rodapé no texto e esse recurso pode ser usado. Caso contrário, indicar a posição das notas de rodapé no texto e apresentá-las separadamente no final do artigo.
Arte colorida
Certifique-se de que os arquivos de arte estejam em um formato aceitável (TIFF (ou JPEG), EPS (ou PDF) ou arquivos do MS Office) e com a resolução correta.
Legendas das figuras
Certifique-se de que cada ilustração tenha uma legenda. Uma legenda deve incluir um título breve (não na própria figura) e uma descrição da ilustração. Mantenha o mínimo de texto nas próprias ilustrações, mas explique todos os símbolos e abreviações usados. Como critério, figura e legenda devem ser auto explicáveis e dispensar o uso do texto do manuscrito para o seu entendimento.
Tabelas
Envie as tabelas como texto editável e não como imagens. As tabelas podem ser colocadas próximas ao texto relevante no artigo ou em páginas separadas no final. Numere as tabelas consecutivamente de acordo com sua aparência no texto e coloque as notas da tabela abaixo do corpo da tabela. Seja moderado no uso de tabelas e certifique-se de que os dados nelas apresentados não dupliquem os resultados descritos em outras partes do artigo. Evite usar réguas verticais e sombreamento nas células da tabela.
Referências e Citações
O periódico Bioens@ios segue as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023:2018 para Referências e NBR 10520:2002 para Citações em documentos.
Notas Gerais
As referências devem ser listadas no final do texto em ordem alfabética de seus elementos (autor(es) ou título do material, quando não houver autoria conhecida) e em seguida, cronologicamente, se necessário. Mais de uma referência do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano devem ser identificadas pelas letras 'a', 'b', 'c', etc., colocadas após o ano de publicação.
Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estejam presentes na lista de referências (e vice-versa); com exceção de informações específicas (próximo tópico). Os artigos devem ser cuidadosamente verificados para garantir que a grafia dos nomes e datas dos autores seja exatamente a mesma no texto e na lista de referências.
Informações oriundas de resultados não publicados, trabalhos em andamento ou comunicação pessoal não devem ser incluídas na lista de referências e sim, indicadas em nota de rodapé, na mesma página onde foram citadas. Essas referências devem seguir o estilo de referência adotado pelo periódico e devem apresentar as seguintes observações: “Resultados não publicados”, “Comunicação pessoal” e “No prelo” para trabalhos aceitos para publicação.
No resumo do trabalho não deve conter citações. As mesmas devem ser retiradas, para que o texto fique claro e objetivo.
No caso de publicações em qualquer idioma que não seja o português, o título original das publicações deve ser mantido.
Para documentos da web, além dos elementos que compõem a referência, deve-se fornecer no final da referência o URL completo e a data em que o material foi acessado. O DOI também pode ser acrescentado à referência como elemento complementar, para melhor identificação do documento.
Ao citar um conjunto de dados no artigo, deve-se incluir a referência na lista, juntamente com os outros materiais. As referências de dados devem incluir os seguintes elementos: nome(s) do(s) autor(es), título do conjunto de dados, repositório de dados, versão (quando disponível), ano e identificador persistente global. Adicione [conjunto de dados] imediatamente antes da referência para que possamos identificá-lo corretamente como uma referência de dados.
Quando um preprint for utilizado no artigo, mas ainda não foi formalmente publicado, ele pode ser referenciado. É imprescindível que ele seja apontado como tal, incluindo a palavra preprint, como parte da referência. O DOI da pré-impressão também deve ser fornecido.
As referências e citações do trabalho serão revisadas na fase de avaliação e caso necessário, o(s) autor(es) ficarão encarregados de efetuar as correções devidas.
Indicação da autoria
O autor deve ser indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do prenome e outros sobrenomes (abreviados), conforme consta no documento consultado.
Quando houver até três autores, todos devem ser indicados e separados por ponto e vírgula.
Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos; porém é permitido indicar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.
Outros exemplos de responsabilidade do documento, como: autores com nomes hispânicos, nomes compostos, com grau de parentesco, pessoa jurídica, autoria desconhecida, responsabilidade destacada como editor, organizador, etc estão contempladas na NBR 6023:2018.
Modelos de referências
a) Artigos de periódicos:
PHILLIPSON, J.D. Phytochemistry and medicinal plants. Phytochemistry, v.56, n.3, p.237-243, Feb. 2001.
b) Monografia no todo (inclui livros, manuais, guias, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, entre outros):
FRANKHAM, R.; BALLOU, J.D.; BRISCOE, D.A. A primer of conservation genetics. New York: Cambridge University Press, 2004. 220p.
c) Parte de monografia:
MANFROI, V. Vinho branco. In: VENTURINI FILHO, W.G. (coord.). Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia. São Paulo: Blucher, 2010. v.1, cap. 7, p.143-163.
d) Artigo e/ou matéria de jornal:
CRÉDITO à agropecuária será de R$156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n.156, p.A3, 20 maio 2014.
e) Parte de evento:
BUSTORFF-SILVA, J.M. et al. Cisto de colédoco: experiência de 18 casos em 10 anos. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA, 18., 1997, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte, 1997. p. 114.
f) Documentos eletrônicos:
MACHADO, M. Zoo investe na reprodução de animais para evitar extinção de espécies. Correio Braziliense, Brasília, 27 jun. 2019. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/06/27/interna_cidadesdf,766003/zoo-investe-na-reproducao-de-animais-para-evitar-extincao-de-especies.shtml (correiobraziliense.com.br) Acesso em: 21 mar. 2020.
g) Dados de pesquisa:
ANDRADE, M. Estudo de genes em ratos albinos na América Latina [dataset]. versão 23 jan. 2018. Open Science Framework (OSF). NR_109833.1. https://doi.org/10.1590/0123-45620187214
Citações – Conceitos e Formatação
Citações diretas: trata-se da transcrição textual de parte da obra de um autor consultado.
- As citações diretas curtas (até três linhas) são colocadas entre aspas duplas;
- As citações diretas longas (mais de três linhas), devem ser apresentadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com a letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.
Citações indiretas: texto baseado na obra do autor consultado
No que se refere à autoria, as citações no texto devem ser feitas da seguinte forma:
- Único autor: sobrenome do autor (sem iniciais, salvo ambigüidade) e ano de publicação;
- Dois autores: os sobrenomes de ambos os autores e o ano de publicação;
- Três autores: os sobrenomes dos três autores e o ano de publicação;
- Mais de três autores: sobrenome do primeiro autor seguido de 'et al.' e o ano de publicação.
As citações podem ser feitas diretamente no texto ou entre parênteses, ao final da frase. Vale ressaltar que nas citações diretas (curtas ou longas), deve-se indicar o número da(s) página(s) de onde o trecho foi retirado. Ao citar o autor no texto, o sobrenome deverá ser indicado em letras maiúsculas e minúsculas e quando estiver entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
Exemplos:
Desde que Peterson, Castanho e Mendonça (1988) mostraram que… - (material com três autores, citados diretamente no texto).
Isto está de acordo com resultados obtidos posteriormente (KRAMER,1989) - (material com um autor, citado no final da frase).
Para facilitar a formatação das referências e citações de acordo com as normas ABNT, sugerimos o uso de gerenciadores bibliográficos como o Mendeley e EndNote Web. Indicamos também, o MORE – Mecanismo On-line para Referências: uma ferramenta gratuita e bem simples de usar que a partir de formulários próprios, produz automaticamente as citações no texto e referências no formato solicitado pelo periódico BioEns@ios (http://more.ufsc.br).
Material suplementar
Material Suplementar, como aplicativos, imagens e clipes de som, pode ser publicado com seu artigo para aprimorá-lo. O material suplementar enviado é publicado exatamente como é recebido (arquivos Excel ou PowerPoint aparecerão como tal online). Envie seu material junto com o artigo - mas em arquivos distintos - e forneça uma legenda descritiva e concisa para cada arquivo suplementar. Se desejar fazer alterações no Material Suplementar durante qualquer etapa do processo, certifique-se de fornecer um arquivo atualizado. Não anote nenhuma correção em uma versão anterior. Desative a opção 'Rastrear alterações' nos arquivos do MS Office, pois eles aparecerão na versão publicada.
APÓS A ACEITAÇÃO
Correção de prova online
Para garantir um rápido processo de publicação do artigo, pedimos aos autores que nos forneçam suas correções de prova em até quatro dias úteis. Os autores correspondentes receberão um e-mail com todas as instruções para a revisão e correção de prova.
Faremos todo o possível para que seu artigo seja publicado com rapidez e precisão. Por favor, use a prova apenas para verificar a composição, edição, integridade e correção do texto, tabelas e figuras. Alterações significativas no artigo aceito para publicação somente serão consideradas nesta etapa com autorização do(s) Editor(es) Científico(s). É importante garantir que todas as correções sejam retornadas em uma única comunicação. Os autores devem verificar cuidadosamente antes de responder, pois a inclusão de quaisquer correções subsequentes não pode ser garantida. A revisão é de exclusiva responsabilidade dos autores.