Investigação da técnica de neurofeedback em estudos sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade sob a perspectiva das teorias de aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Neurofeedback
Teorias de aprendizagem
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Como Citar

ZANIRATO, Igor; CASTELLANO, Gabriela. Investigação da técnica de neurofeedback em estudos sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade sob a perspectiva das teorias de aprendizagem. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018611. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/611. Acesso em: 6 ago. 2024.

Resumo

Neurofeedback (NFB) é a técnica que consiste na representação das medições da atividade cerebral de um indivíduo na forma de sons e/ou imagens que podem ser alteradas voluntariamente pelo indivíduo por meio da modulação dessa atividade, sendo as habilidades relacionadas a esse manejo adquiridas através do condicionamento operante. O objetivo deste estudo é a investigação da técnica de NFB sob a perspectiva das teorias de aprendizagem, por meio de uma revisão sistemática de literatura da área, relacionada especificamente à aplicação do NFB a indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os resultados parciais obtidos indicam que os estudos realizados pouco enfocam essa visão de aprendizagem. Conclui-se que é necessária uma melhor padronização dos métodos utilizados.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018611
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.