Resumo
A economia comportamental é a combinação entre economia e psicologia que estuda os mercados nos quais os agentes apresentam limitações humanas. Essa área se mostra cada vez mais útil na compreensão de como e porque os agentes agem, para além da idealização do homus economicus. A neurociência tem auxiliado de forma extensiva, com o estudo combinado das duas áreas, em especial quanto à influência e efeitos da empatia e do altruísmo nos seres humanos. O objetivo do trabalho é explorar os possíveis efeitos desses dois conceitos para a tomada de decisão dos agentes e a intensidade desses efeitos nos agentes com características distintas e em diferentes situações. Daniel Batson e Tecia Moran colocam o conceito de empatia como a resposta emocional orientada ao outro. Para alguns autores, o altruísmo pode ser motivado por meio da empatia e isso pode alterar o processo de tomada de decisão dos indivíduos. Porém, nem todos os autores tratam da empatia a partir da mesma definição. A empatia e o altruísmo apresentam um papel central na tomada de decisão dos agentes dentro da economia, visto que que os seres humanos são seres sociais e apresentam uma grande necessidade de se sentir pertencentes a um grupo. A área de economia comportamental, em conjunto com a neurociência tem estudado cada vez mais essa quesão e comprovado a sua centralidade, nos permitindo explorar de forma cada vez mais realista o processo de tomada de decisão.
Referências
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