O movimento de uma pluma de poluente na Baía de Santos: modelagem, discretização e simulações computacionais
PDF

Palavras-chave

Ecologia matemática
Impacto ambiental
Crank-Nicolson

Como Citar

VICENTE, Victor; MEYER, Joao; SANTOS, André dos. O movimento de uma pluma de poluente na Baía de Santos: modelagem, discretização e simulações computacionais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192667. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2667. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho é modelado o comportamento evolutivo de da mancha de poluentes de superfície num domínio retangular que aproxima a Baía de Santos em função dos canais que desaguam na própria praia. O modelo matemático é feito com a Equação Diferencial Parcial de Difusão-Advecção-Reação aproximada usando Diferenças Finitas Centradas nas variáveis espaciais e o Método de Crank-Nicolson na variável temporal. A difusão considerada é a difusão dita "turbulenta", a advecção sendo majoritariamente provocada pelo vento é dada usando o perfil de Ekeman, e a reação identifica as bocas dos canais da Praia de Santos, no litoral Paulista. O algoritmo foi desenvolvido e implementado em ambiente MATLAB que permite uma saída gráfica qualitativamente compreensível.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192667
PDF

Referências

Boyce, E. e DiPrima, R. C. 1969: Elementary Differentail Equations and Boundary Value Problems, Wiley.
Cunha, M.C.de C. 2000: Métodos Numéricos, Ed. Da UNICAMP.
Carnahan, B., Luther, H.A. e Wilkes, J.O. 1969: Applied Numerical Methods, John Wiley.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.