Resumo
Claude Joseph Barandier, pintor da corte imperial, destacou-se graças a singularidade de suas pinturas que consistiam num cromatismo intenso, correção do desenho e o interesse por aspectos fisionômicos e expressivos do retratado.O objetivo da pesquisa foi verificar de que modo as obras de Barandier foram restauradas e estão sendo conservadas dentro dos diferentes espaços museológicos estudados, à luz dos conceitos e processos de conservação preventiva, curativa e restauração de acervos. Foram feitos levantamentos de obras do citado pintor, bem como realizados alguns estudos iconográficos, entrevistas com os profissionais das respectivas áreas acerca do espaço do acervo museológico e expositivo e as medidas de conservação adotadas para a salvaguarda das obras. Constatou-se em campo, que a maioria das suas obras de cavalete tem seus processos de restauração desconhecidos pelas instituições detentoras, não constando nos arquivos museológicos informações precisas das intervenções realizadas. As principais dificuldades para a conservação preventiva evidenciado na pesquisa foram o controle da deterioração química, danos mecânicos e biodeterioração, que põe em risco a integridade física e estética das obras. Verificou-se nas diferentes instituições museais lacunas tais como escassez de equipe técnica especializada, poucos recursos materiais e financeiros e falta de qualificação de alguns profissionais para o desenvolvimento de atividades de preservação dos bens culturais.
Referências
BOITO, Camila. Os Restauradores. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.
CALVO, Ana. Conservación y Restauración Materiales, técnicas y procedimientos De la A a la Z. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1997.
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