Resumo
Inspirada em pesquisas internacionais sobre meditação em universidades, uma vez que ainda existem poucas pesquisas no Brasil sobre o assunto, a presente pesquisa desenvolveu práticas de meditação guiada (silenciosa e com a postural corporal adaptada à cadeira na sala de aula), de alguns minutos, por algumas semanas seguidas em disciplinas de estágios de licenciatura para alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Por meio de postulados teóricos diversos, mas especialmente os estudos da mente e os estudos do corpo, buscou-se verificar se a meditação propiciaria uma nova relação entre o corpo e a mente dos estudantes dentro da sala de aula ao inserir momentos breves de silêncio e contemplação num ambiente que está tomado o tempo todo por atividade e ação, seja por meio do uso da palavra, seja por meio do pensamento. Através de questionários, pintura de desenhos e depoimentos verificou-se diversos benefícios nos estudantes universitários que praticaram, o que abre caminho para novas pesquisas de como a meditação pode se tornar uma prática mais recorrente na educação brasileira.
Referências
SHAPIRO, S. L.; BROWN, K. W.; ASTIN, J. A. Toward the Integration of Meditation into Higher Education: A Review of Research. Santa Fe: Five Directions Consulting, 2008.
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