Resumo
O estudo tem como objetivo investigar a inclusão de alunos com deficiência auditiva durante as aulas de Educação Física a partir do ponto de vista do aluno, buscando sua concepção e percepção diante da inclusão na aula e da interação social com seus colegas de classe. A metodologia da pesquisa contou com a realização de entrevistas com voluntários deficientes auditivos de diversas escolas, tanto da cidade de Campinas como na região, que responderam a um pré-roteiro estruturado com questões que lidem com o tema inclusão e percepção dessa inclusão nas aulas de educação física. Cada entrevista foi transcrita e analisada detalhadamente, a fim de tentarmos chegar a um senso comum de como é a inclusão, orientação e as limitações encontradas pelo deficiente auditivo no decorrer de sua aula de Educação Física, além de refletirmos sobre a importância do papel do Professor de Educação Física nesse contexto de inclusão.
Referências
NOZI, G. S.; VITALIANO, C. R.; Rev. Educ. Espec., Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais Santa Maria; v. 25, n. 43, p. 333-348, maio/ago - 2012.
Creswell, J. W., & Miller, D. L. (2000). Determining the validity in qualitative inquiry. Theory Into Practice., 39(3), 124-130.
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