O aluno invisível na aula de educação física

Surdez
Educação física
Educação inclusiva

LEITE, Luciana; ALVES, Maria. O aluno invisível na aula de educação física: perspectivas de alunos surdos ou com perda auditiva sobre inclusão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191636. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1636. Acesso em: 19 maio. 2024.

O estudo tem como objetivo investigar a inclusão de alunos com deficiência auditiva durante as aulas de Educação Física a partir do ponto de vista do aluno, buscando sua concepção e percepção diante da inclusão na aula e da interação social com seus colegas de classe. A metodologia da pesquisa contou com a realização de entrevistas com voluntários deficientes auditivos de diversas escolas, tanto da cidade de Campinas como na região, que responderam a um pré-roteiro estruturado com questões que lidem com o tema inclusão e percepção dessa inclusão nas aulas de educação física. Cada entrevista foi transcrita e analisada detalhadamente, a fim de tentarmos chegar a um senso comum de como é a inclusão, orientação e as limitações encontradas pelo deficiente auditivo no decorrer de sua aula de Educação Física, além de refletirmos sobre a importância do papel do Professor de Educação Física nesse contexto de inclusão.

NOZI, G. S.; VITALIANO, C. R.; Rev. Educ. Espec., Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais Santa Maria; v. 25, n. 43, p. 333-348, maio/ago - 2012.

Creswell, J. W., & Miller, D. L. (2000). Determining the validity in qualitative inquiry. Theory Into Practice., 39(3), 124-130.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.