Movimentação mandibular, medidas faciais e aspectos ortodônticos de crianças respiradores orais submetidas a cirurgia de adenotonsilectomia
PDF

Palavras-chave

Respiração oral
Aspectos faciais
Adenotonsilectomia.

Como Citar

TAKESHITA, Michelle Megumi; BAGAROLLO, Maria Fernanda. Movimentação mandibular, medidas faciais e aspectos ortodônticos de crianças respiradores orais submetidas a cirurgia de adenotonsilectomia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181054. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1054. Acesso em: 10 set. 2024.

Resumo

A respiração oral é um ato frequente na vida de crianças com hipertrofia de adenoide e amigdala, e esse modo respiratório traz consequências prejudiciais para o indivíduo, visto que pode ocorrer alteração no funcionamento das estruturas musculares e, consequentemente, no crescimento crafacial. O procedimento cirúrgico é essencial para que se reestabeleça a respiração nasal, previnindo que o sujeito fique exposto à modificações orofaciais. O objetivo visa investigar mobilidade mandibular, medidas faciais e aspectos ortodônticos de crianças respiradoras orais por hipertrofia de adenoide e amigdala antes e após realização de adenotonsilectomia, buscando possíveis melhoras funcionais de modo espontâneo, não necessitando de um acompanhamento fonoaudiológico. Para a coleta foram formados dois grupos: o grupo estudo e o controle, composto por crianças de 3 à 12 anos. Para a avaliação foi aplicado os protocolos AMIOFE e MBGR, juntamente do registro em imagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181054
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.