A visão imperial no ensino de geografia na Inglaterra
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Mackinder
Ensino de geografia
Império inglês.

How to Cite

MORAES, Bryan Marques; VITTE, Antonio Carlos. A visão imperial no ensino de geografia na Inglaterra: a ótica de Halford Mackinder. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018243. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/243. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Halford John Mackinder (1861-1947) foi um dos mais influentes atores da vida acadêmica e política inglesa do final do século XIX e início do século XX, onde foi capaz de aglutinar os anseios de uma mudança na ciência geográfica do Império Inglês. Nesse cenário, a interação entre a Royal Geographical Society e as universidades de Oxford e Cambridge permitiram à Mackinder pensar uma geografia capaz de criar estratégias para a criação de uma consciência nacional-territorial e cultural sobre a importância do território e do império inglês. Para ele, o ensino de geografia era vital para o futuro próspero britânico, assegurando a formação de mentes imperiais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018243
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.