O papel do Brasil na constituição e no funcionamento inicial do banco do sul e do banco dos BRICS
PDF

Palavras-chave

América do sul e BRICS
Banco de desenvolvimento
Globalização financeira.

Como Citar

PEREIRA, Nicole Mourad; BIANCARELLI, Andre Martins. O papel do Brasil na constituição e no funcionamento inicial do banco do sul e do banco dos BRICS. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181098. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1098. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Em um contexto de fortes assimetrias econômicas internacionais, os países em desenvolvimento encontram na cooperação financeira mecanismos de enfrentamento das dificuldades advindas do fenômeno da globalização. Os Bancos de Desenvolvimento representam uma das formas de cooperação, atuando de forma adaptada às necessidades de convergência econômica e infraestrutura de determinadas regiões econômicas. A América do Sul é a região econômica abrangida pelo Banco do Sul, enquanto que o Banco dos BRICS (ou Novo Banco de Desenvolvimento) tem o caráter de ser inter-regional, permeando as regiões econômicas dos países membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Os dois bancos supracitados estão em processo de constituição ou de funcionamento inicial. O papel do Brasil como membro desses dois bancos é o objeto da pesquisa aqui proposta e será caracterizado tendo em mente a sua posição de protagonista na América do Sul, a sua participação no grupo dos BRICS e a sua mudança interna no cenário econômico-político entre o período de 2006 (início da priorização das relações Sul-Sul) e 2016 (período de mudanças no viés econômico e internacional brasileiro).

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181098
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.