Análise da associação entre consumo alimentar e adesão a um programa de compostagem doméstica
PDF

Palavras-chave

Transição nutricional
Comportamento alimentar
Compostagem doméstica.

Como Citar

CHAVES, Mariana de Campos; CORONA, Ligiana Pires; GARCIA, Luana Ribeiro do Valle; BORTOLETO, Ana Paula; HARA, Larissa Miho. Análise da associação entre consumo alimentar e adesão a um programa de compostagem doméstica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018985. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/985. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de um estudo de intervenção (ensaio) com 10 famílias do município de Campinas (SP) divididas igualitariamente em divididas em 2 grupos: controle e intervenção. O consumo alimentar foi avaliado através de: Questionário de Frequência Alimentar (QFA), Diário Alimentar de 3 dias não consecutivos, sendo 1 dia do fim de semana e Lista de Compras. Os itens do QFA foram classificados segundo o Guia Alimentar para População Brasileira: in natura, minimamente processados, processados, ultraprocessados, e óleos, gorduras, sal e açúcar (OGSA). A frequência de consumo dos itens foi padronizada em quantidade semanal e as diferenças entre antes e depois dos grupos foram analisadas pelo software Stata® versão 12, utilizando teste t-student pareado, com significância de 5%. Não foi possível realizar análise estatística dos dados do Diário Alimentar e da Lista de Compras pois não houve adesão de todas as famílias às ferramentas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018985
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.