Monitoramento e desenvolvimento de indicadores para políticas de prevenção de resíduo sólido - estudo de caso
PDF

Palavras-chave

Indicadores de monitoramento
Gerenciamento de resíduo sólido
Prevenção de resíduo sólido.

Como Citar

GARCIA, Tayna Zanete; BORTOLETO, Ana Paula. Monitoramento e desenvolvimento de indicadores para políticas de prevenção de resíduo sólido - estudo de caso: FEC/Unicamp. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181289. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1289. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar indicadores para monitorar as atividades de prevenção a serem promovidas pelo plano de gerenciamento de resíduo sólido (RS) da FEC/UNICAMP, visando quantificar a redução na geração de RS e permitir a avaliação do programa para a elaboração de ações de manutenção futuras. A caracterização do RS gerado foi conduzida juntamente com um diagnóstico atual do sistema implantado. Quando comparada com a caracterização anterior de 2015, percebeu-se uma redução de 10% no peso total do RS e um aumento de 80% de plástico descartado. Dessa forma, é possível afirmar a necessidade de minimizar o uso de embalagens descartáveis e de papel branco, além de implementar um sistema de separação eficiente do RS. No caso do monitoramento do sistema de prevenção, selecionou-se os seguintes indicadores: registros fotográficos das lixeiras, número e volume de sacos plásticos recolhidos, composição e peso do RS produzido e número de copos plásticos e garrafas descartados.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181289
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.