N-Fenilbenzamidas como inibidores da enzima oxidase alternativa (AOX) de Moniliophthora perniciosa
PDF

Palavras-chave

N-Fenilbenzamidas
Síntese orgânica
Oxidase alternativa (AOX).

Como Citar

VIEIRA, Maria Luiza Laurindo; ROCCO, Silvana Aparecida; BARSOTTINI, Mario R. O.; PEREIRA, Gonçalo A. G.; PIRES, Bárbara Aliende; SFORÇA, Mauricio L.; COSTA, Paulo C. S.; CARAZZOLLE, Marcelo Falsarella; CORADINI, Alessandro. N-Fenilbenzamidas como inibidores da enzima oxidase alternativa (AOX) de Moniliophthora perniciosa. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018975. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/975. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O cacaueiro (Theobroma cacao) é muito atingido pela doença vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa. A doença é um dos maiores problemas fitopatológicos do Brasil. Para o combate tem sido estudada a inibição da enzima Oxidase Alternativa (AOX), uma proteína transmembrana parte da cadeia respiratória do fungo. Sua função é permitir que a respiração do fungo continue com a via principal bloqueada. O objetivo dessa pesquisa foi projetar e sintetizar derivados das N-fenilbenzamidas, que mostraram atividade inibitória contra a enzima em testes preliminares com três compostos, a partir das suas estruturas, planejou-se uma bilbioteca com 146 derivados. Para a sua obtenção utilizou-se uma rota sintética baseada na reação clássica de Schöttem-Baumann. Após a caracterização físico-química das moléculas, utilizou-se para os testes de atividade a levedura Pichia pastoris que foi um bom modelo de avaliação biológica. Assim, foram triados 42 compostos com potencial de inibição da atividade da AOX.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018975
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.