Desenvolvimento direcionado de potenciais inibidores da enzima adenosina quinase (AK)
PDF

Palavras-chave

Anilinoquinazolinas
Adenosina quinase (AK)
Síntese orgânica.

Como Citar

NASCIMENTO, Thiago Augusto do; ROCCO, Silvana Aparecida; TERNERO, Laís de Oliveira; SFORÇA, Maurício L. Desenvolvimento direcionado de potenciais inibidores da enzima adenosina quinase (AK): síntese de derivados de quinazolinas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181314. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1314. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A enzima adenosina quinase (AK), uma das principais envolvidas no metabolismo purínico, tem sua inibição
beneficamente envolvida em uma série de patologias e condições adversas do organismo, tais como no précondicionamento isquêmico, modulação da resposta inflamatória, convulsão e complicações do diabetes mellitus. Sendo este efeito citoprotetor desencadeado por um de seus substratos, a adenosina, que se acumula no interstício e tem sua ação através da interação com receptores específicos. Sabe-se que derivados de anilinoquinazolinas têm a capacidade de inibir a atividade catalítica da AK e promover o aumento da concentração de adenosina local. Por ser tal efeito promissor, no sentido do desenvolvimento de fármacos e contarmos com uma 4-anilinoquinazolina inédita, de conhecida potência em inibir a atividade da AK, objetivou-se com esse trabalho a síntese de uma nova série de derivados de quinazolinas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181314
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.