Masking level difference
PDF (English)

Palavras-chave

Interação binaural
Percepção auditiva
Músicos.

Como Citar

FROLDI, Luise Lazaretti; AMARAL, Maria Isabel Ramos do; QUENTAL, Sávia Letícia M.; COUTO, Christiane M. do. Masking level difference: análise do mecanismo de interação binaural em músicos normo-ouvintes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018927. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/927. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Processamento Auditivo Central (PAC) é a capacidade analisar, classificar, organizar e interpretar o estímulo sonoro captado no meio ambiente. Para que ocorra devidamente, são necessários diversos mecanismos ao longo da via auditiva, desde o tronco encefálico até o córtex. No presente estudo, destaca-se o mecanismo de interação binaural, responsável pela análise das pistas acústicas advindas de ambas as orelhas simultaneamente, resultando nas habilidades de lateralização e localização sonora. O Masking Level Difference (MLD) tem sido destacado como um importante exame da bateria avaliação comportamental do PAC, relacionado a tais habilidades e ainda pouco utilizado no cenário nacional. Sabe-se que a experiência musical permite mudanças estruturais e funcionais no processamento fino de sinais acústicos e pode aprimorar habilidades auditivas específicas. Sendo assim,foi feita a analise a influência da música na capacidade de interação binaural, utilizando os resultados encontrados na aplicação do MLD em indivíduos normo-ouvintes músicos e comparar comum grupo controle. Foram avaliados sujeitos, de ambos os gêneros, na faixa etária de 18 a 60 anos, sem queixas auditivas e/ou histórico otológico, divididos em dois grupos: grupo I(estudo) será constituído por 50 sujeitos com formação e prática musical, e grupo II(controle) por 50 sujeitos sem formação e/ou prática musical, pareados por gênero e idade.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018927
PDF (English)

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.