Determinação da correlação entre turbidez e concentração de sedimentos em suspensão do rio Jundiaí - bacia do PCJ
PDF

Palavras-chave

Transporte de sedimentos
Turbidez NTU
Sedimentos em suspensão.

Como Citar

MATHI, Lucas Kenzo; MARTIM, Andre Luis Sotero Salustiano; MARIANO, Tássya Braz. Determinação da correlação entre turbidez e concentração de sedimentos em suspensão do rio Jundiaí - bacia do PCJ. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018890. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/890. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O transporte de sedimentos nos cursos d'água tem causado vários danos ambientais e econômicos. Pode-se citar a diminuição da vida útil dos reservatórios, erosão das superfícies das estruturas hidráulicas, ou o assoreamento dos rios, promovendo o aumento de inundações. Além disso, a obtenção de dados hidrossedimentológicos envolve atividades em campo em condições adversas e em locais de difícil acesso, que trazem riscos para os operadores, tornando os métodos indiretos uma alternativa prática e econômica para obtenção dessas informações. Portanto, este trabalho apresenta uma correlação da turbidez NTU com a concentração de sedimentos em suspensão, a fim de avaliar o transporte de sedimentos no rio Jundiaí bacia do PCJ.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018890
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.