Detecção e identificação de eventos anomalos em redes de abastecimento de água
PDF

Palavras-chave

Cidades inteligentes
Mineração de dados
Detecção de anomalias.

Como Citar

BINDI, Lucas Castilho Silva; LUVIZOTTO JUNIOR, Edevar; BRENTAN, Bruno. Detecção e identificação de eventos anomalos em redes de abastecimento de água. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018876. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/876. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O conceito de sistemas de abastecimento de água inteligentes é concernente ao conceito moderno de cidades inteligentes (smart cities), que envolve novos paradigmas de gestão e operação de infraestruturas urbanas, objetivando sua máxima eficiência e funcionalidade. Embora o conceito possa ser compreendido com facilidade, o campo de estudo dessa nova e moderna gestão ainda é muito abordado na comunidade científica. Nesse contexto, a frente de pesquisa que motiva esse plano propõe o desenvolvimento de um algoritmo de detecção de anomalias em sistemas de abastecimento de água via análise de série de vazões e comparadas com séries de demandas previstas via rede neural não linear auto-regressiva (NARX). O algoritmo em questão funcionaria pela análise de um banco de dados de demanda de água, treinando e qualificando uma rede neural para que posteriormente tenha-se a detecção de anomalias na rede pela diferença entre demandas conhecidas e previstas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018876
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.