Montagem de reatores anaeróbios com leveduras residuais visando aproveitamento energético
PDF

Palavras-chave

Bagaço de malte
Levedura residual
Reatores anaeróbios.

Como Citar

SAUAIA, Leila Kantor; CARNEIRO, Tania Forster; SHIOSAWA, Màri L.; OLIVEIRA, Carolina Nascimento de; YOKOTA, Lucas Tadeu; CAMPOS, Bárbara Eloisa Couto. Montagem de reatores anaeróbios com leveduras residuais visando aproveitamento energético. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018804. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/804. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do trabalho foi a produção de gás metano por meio de biodigestão anaeróbia a partir de bagaço de malte, resíduo proveniente de indústrias cervejeiras. O sistema utilizado foi um reator anaeróbio (6,8L) com 40% de sua capacidade operando em condições mesofílicas (35°C), metanogênicas (pH 6,5-8,0) durante 45 dias e processo realizado em batelada. O reator foi avaliado quanto a sua capacidade de degradação de sólidos (ST), capacidade tamponante do sistema (pH e alcalinidade), proporção volumétrica dos gases hidrogênio e metano e composição do biogás.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018804
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.