Montagem de reatores anaeróbios com efluente de abatedouros avícolas visando redução de massa orgânica
PDF

Palavras-chave

Farinha de pena
Metano
Bactérias metanogênicas.

Como Citar

SHIOSAWA, Mari Luisa; CARNEIRO, Tania Forster; KANTOR, Leila; CAMPOS, Barbara Eloisa Couto; YOKOTO, Lucas Tadeu; OLIVEIRA, Carolina Nascimento de. Montagem de reatores anaeróbios com efluente de abatedouros avícolas visando redução de massa orgânica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018959. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/959. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Analisou-se a produção de gás metano através da biodigestão anaeróbia por meio da farinha de pena procedente de abatedouro avícola. Avaliou-se o reator quanto a sua capacidade de degradação de sólidos (ST), capacidade tamponante do sistema (pH e alcalinidade), proporção volumétrica dos gases hidrogênio e metano e composição do biogás. Os resultados indicam que o reator apresentou um processo estável tanto em termos de alcalinidade e pH, e redução de matéria orgânica assim como, permitiu a produção de biogás na etapa de estabilização e metanogênica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018959
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.