Perfil epidemiológico e diagnóstico da hipertensão intra-abdominal e síndrome compartimental abdominal nos pacientes da UTI do Hospital de Clínicas da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Sepse
Síndrome compartimental abdominal
Hipertensão intra-abdominal.

Como Citar

SANTOS, Jennifer Leme dos; PEREIRA, Bruno Monteiro Tavares; DORIGATTI, Alcir Escócia; FRAGA, Gustavo Pereira. Perfil epidemiológico e diagnóstico da hipertensão intra-abdominal e síndrome compartimental abdominal nos pacientes da UTI do Hospital de Clínicas da Unicamp. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018656. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/656. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A Síndrome Compartimental Abdominal (SCA) é definida como uma pressão intra-abdominal (PIA) > 20mmHg, associada à disfunção ou falência de órgãos (1).É uma complicação grave que causa significativa morbidade e mortalidade, muitas vezes neglicenciada no paciente crítico. Atualmente, seus principais fatores preditores são os fatores de riscos já conhecidos para seu desenvolvimento. O objetivo primário deste estudo é determinar o perfil epidemiológico da HIA/ SCA em paciente internados na Unidade de Terapia Intensiva de Emergências Clínicas do Hospital de Clinicas da Universidade de Campinas e buscar por fatores preditores que auxiliem em seu diagnóstico.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018656
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.