Uso correto do cinto de segurança
PDF

Palavras-chave

Cinto de segurança
Conhecimento
Uso correto.

Como Citar

SEKSENIAN, Isabella; HIRANO, Elcio Shiyoiti; DORIGATTI, Alcir Escocia; RAIKOV, Fernanda Montemor; KRUGER, Vitor Favali; FRAGA, Gustavo Pereira. Uso correto do cinto de segurança: nível de conhecimento populacional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018635. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/635. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O cinto de segurança (CS) é considerado uma das modalidades mais eficazes para salvar vidas e reduzir a extensão e o número de lesões. O dispositivo somente oferece proteção ideal em um acidente e diminui o risco de ferimentos graves ou fatais com seu uso individual e posicionamento correto: a faixa transversal deve passar sempre sobre o centro do ombro e nunca sobre o pescoço ou braço; a faixa horizontal deve sempre passar pelas cristas ilíacas; ajustar para que fique plano e firme sobre o corpo, e sem estar torcido. Nas gestantes, o uso correto do CS é igual a qualquer outra pessoa não grávida, nunca devendo passar por cima do abdome gravídico. O Código de Trânsito Brasileiro preconiza pela Lei 9.503 o uso obrigatório do cinto de segurança para o condutor e passageiros em todas as vias do território nacional. Neste trabalho avaliamos o nível de conhecimento sobre o uso correto do CS da população em geral e quais fatores podem estar associados com o seu correto uso.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018635
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.