Estudo e desenvolvimento de um robô paralelo didático para ensino da cinemática
PDF

Palavras-chave

Robô paralelo
Cinemática
Graus de liberdade.

Como Citar

SECRETO, Hugo Tulio Maximiliano; SILVA, Ludmila Corrêa de Alkmin e. Estudo e desenvolvimento de um robô paralelo didático para ensino da cinemática. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018605. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/605. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho se situa na área de robótica paralela, aonde foi estudada a cinemática de um robô paralelo planar 3RRR para a confecção de uma plataforma didática, já que é um mecanismo de simples construção e ideal para ensino. Para chegar a essa conclusão, foi feita uma extensiva revisão bibliográfica de vários tipos de robôs paralelos e suas características. Além disso, foram estudados vários aspectos do robô objeto de estudo. O resultado é um robô modelado em Matlab segundo a cinemática estudada. Também foi feito um modelo em 3D para uso no software de simulação Adams e um para futura construção da plataforma didática.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018605
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.