Aspectos emocionais e cognitivos em efetivos do exército
PDF

Palavras-chave

Exército
Ambiente militar
Psicologia do esporte.

Como Citar

FREIXA, Gustavo Cristobal; FERNANDES, Paula Teixeira; YOSHIDA, Hélio Mamoru. Aspectos emocionais e cognitivos em efetivos do exército. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018572. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/572. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O ambiente militar possui uma estrutura fundamentada em treinos físicos e preparações psicológicas que visam preparar seus soldados para suas futuras funções como oficiais. Muitas vezes, a vivência no ambiente militar pode influenciar positivamente as atividades diárias na escola e melhorar os aspectos pessoais dos alunos, pois as habilidades vividas neste ambiente podem ser transferidas para outras áreas. Tais aspectos influenciam principalmente no desempenho dos cadetes que entraram há pouco tempo no exército, na questão física, na questão da sua qualidade de vida e nas suas funções diárias. Com isso, o objetivo do presente trabalho é avaliar aspectos psicológicos (emocionais e cognitivos) dos alunos ingressantes (sexo feminino e masculino) na Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas. Para isso, serão aplicados questionários validados para avaliar os seguintes aspectos: emocionais = estado de fluxo, estresse, qualidade de vida, resiliência, depressão, ansiedade, autoestima, coping e cognitivos = atenção e memória. Os resultados servirão de base para mais estudos na área, enfatizando a saúde psicológica dos militares, visto que a Psicologia do Esporte ainda é uma área com uma importante lacuna científica no meio militar.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018572
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.