Avaliação de variáveis operacionais para eletrodeposição de ligas metálicas de Ni-Co-W
PDF

Palavras-chave

Eletrodeposição
Ni-Co-W
Densidade de corrente.

Como Citar

LISBÔA, Giovana Silveira; ALMEIDA NETO, Ambrosio Florencio de; PORTELA, Daniella Gonçalves. Avaliação de variáveis operacionais para eletrodeposição de ligas metálicas de Ni-Co-W. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018531. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/531. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho visou determinar influências nas propriedades químicas e morfológicas da liga Ni-Co-W, com a variação da densidade de corrente elétrica e a agitação do banho eletrolítico, buscando melhorias nas características dessa liga ternária. Para tal, realizaram-se eletrodeposições em que variaram-se as densidades de corrente elétrica (50 mA/cm2 a 70 mA/cm2) e as velocidades de rotação catódica (20 rpm a 60 rpm). A eficiência máxima para o planejamento foi 26,77% obtida com menor densidade de corrente e maior rotação catódica. Para avaliar os resultados, utilizou-se análises estatísticas das eficiências, análise química de Energia Dispersiva de Raios X (EDX), caracterização morfológica com Microscopia Eletrônica de Varredura e caracterização cristalina com Difração de Raios X (DRX). Posteriormente, pelo Método de superfície de resposta, a eficiência foi aperfeiçoada e um novo planejamento realizado. Nele, variaram-se as densidades de corrente elétrica (20 mA/cm2 a 40 mA/cm2) e as velocidades de rotação catódica (7 rpm a 47 rpm). A eficiência máxima para o novo planejamento foi 43,07%, obtida com menor densidade de corrente e menor rotação catódica. Todas as ligas apresentaram estrutura cristalina, sendo que, para densidades de corrente acima de 50 mA/cm2, não houve variações expressivas na morfologia do revestimento. Concluiu-se que elevadas densidades de corrente provocaram poucas alterações ao nível estrutural, morfológico e de eficiência faradaica das ligas de Ni-Co-W.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018531
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.