Óleo essencial de Campomanesia guazumifolia e de Campomanesia neriiflora (Myrtaceae)
PDF

Palavras-chave

Campomanesia
Óleo essencial
Atividade antimicrobiana.

Como Citar

SALES, Geovana Manzan; SALVADOR, Marcos Jose. Óleo essencial de Campomanesia guazumifolia e de Campomanesia neriiflora (Myrtaceae): perfil químico por CG-MS e avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e do efeito na dinâmica da formação da placa bacteriana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018523. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/523. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo o estudo químico e a avaliação da atividade antimicrobiana dos óleos essenciais das espécies vegetais Campomanesia guazumifolia (Cambess.) O. Berg e Campomanesia neriiflora (O. Berg) Nied (Myrtaceae). Os óleos essenciais das folhas frescas destes vegetais foram obtidos por hidrodestilação em aparelho de Clevenger. Estes óleos essenciais foram analisados por CG-MS, sendo possível sugerir a identidade de 78,85% dos constituintes do óleo de C. guazumifolia e 70,25% do óleo de C. neriiflora, observando-se coerência com dados descritos na literatura para óleo essencial de outras espécies de Myrtaceae. Os resultados da atividade antimicrobiana no ensaio de microdiluição mostraram que foi observado efeito inibitório frente a bacterias e leveduras para os óleos essenciais das duas plantas estudadas. Dentre as substâncias majoritárias detectadas nestes óleos essenciais os terpenos nerolidol, ?-cadinol, muurolol, ?-cadineno e cariofileno apresentam relatos de atividade antimicrobiana, sendo um indicativo de que estes constituintes podem estar contribuindo para o efeito antimicrobiano verificado para estes óleos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018523
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.