Avaliação química do óleo essencial de Myrcia selloi e do seu potencial efeito antioxidante sobre células musculares distróficas de camundongos mdx
PDF

Palavras-chave

Myrcia selloi
Antioxidante
Distrofia muscular de Duchenne.

Como Citar

CAMILLI, Gabriel Constantino; MINATEL, Elaine; LOURENÇO, Caroline C. de; MIZOBUTI, Daniela; HERMES, Túlio de Almeida; COVATTI, Caroline; ROCHA, Guilherme Luiz da; SALVADOR, Marcos José; RAMÍREZ, Román Y. Avaliação química do óleo essencial de Myrcia selloi e do seu potencial efeito antioxidante sobre células musculares distróficas de camundongos mdx. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018478. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/478. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A forma mais comum e severa das distrofias musculares em humanos é a distrofia muscular de Duchenne . Dentre as terapias utilizadas no tratamento para retardar a progressão da doença destaca-se o uso de glicorticóides. Entretanto, o uso prolongado desses medicamentos produz diversos efeitos colaterais. Outro tratamento que tem sido proposto é o uso de antioxidantes. Nesse contexto, uma terapia promissora é a utilização de plantas medicinais. Um exemplo são as plantas da família Myrtaceae que apresentam relatos de atividades biológicas importantes como anti-oxidante e anti-inflamatório. O óleo volátil extraído de Myrcia selloi possui em sua composição diferentes monoterpenos e sesquiterpenos que são conhecidos pelo seu potencial anti-oxidante. Assim, o estudo da composição química, bem como da potencial atividade anti-oxidante do óleo essencial de M. selloi sobre células musculares distróficas de camundongos mdx, torna-se de relevância para o desenvolvimento de futuras terapias para o tratamento da doença.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018478
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.