Adenomas hepáticos
PDF

Palavras-chave

Adenoma hepático
Tumor benigno
Contraceptivo oral.

Como Citar

NOYMA, Gabriella Junis; ATAIDE, Elaine Cristina de; PERALES, Simone Reges. Adenomas hepáticos: expressão fenotípica, descrição de casuística e revisão de literatura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018520. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/520. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Adenomas Hepáticos (AH) são tumores raros e benignos, normalmente solitários e mais comuns em mulheres em idade reprodutiva. Os AH podem ser classificados em quatro categorias de acordo com os aspectos genótipo-fenotípicos – mutação para HNF1?, onde se observa esteatose associada, mutação para ?-catenina, com atipias celulares e relação com malignização, adenomas inflamatórios, caracterizados por infiltrados e dilatação sinusoidal e adenomas não inflamatórios e sem os achados anteriores. Este trabalho objetiva descrever a casuística de pacientes com AH no HC-UNICAMP entre 1995 e 2015 e revisar a literatura acerca destes tumores classificando-os de acordo com a apresentação genótipo-fenotípica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018520
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.