Mielinólise pontina central após transplante de fígado
PDF

Palavras-chave

Mielinólise pontina central
Transplante hepático
Complicações neurológicas após transplante.

Como Citar

TERAMOTO, Fernanda Dias; ATAIDE, Elaine Cristina de; PERALES, Simone Reges. Mielinólise pontina central após transplante de fígado: quadro clínico, fatores associados e tratamento. Análise retrospectiva de 20 anos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018425. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Dentre as complicações neurológicas após transplante hepático, a Mielinólise Pontina Central (MPC) representa uma das complicações mais letais, e pacientes que desenvolvem a MPC após o transplante têm pior prognóstico em relação aos que a desenvolvem na vigência de outros fatores de risco. Nesse contexto, realizou-se através desse trabalho a descrição da população com diagnóstico de MPC após transplante hepático no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp no período de 1997 a 2017, com base em variáveis epidemiológicas e clínicas e em revisão de literatura. Concluiu-se que o perfil populacional desses pacientes apresenta semelhanças com os perfis descritos pela literatura atual.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018425
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.