Investigação dos limites e possibilidades de estratégias de ensino utilizadas no contexto de atividades interdisciplinares
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Estratégias de ensino
Sequências de ensino.

Como Citar

MACHADO, Eduardo da Silva; JUNIOR, Gildo Girotto. Investigação dos limites e possibilidades de estratégias de ensino utilizadas no contexto de atividades interdisciplinares. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018373. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/373. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Diante da busca de estratégias de ensino baseado na proposta de interdisciplinaridade, a presente investigação almeja como resultados contribuir para o entendimento dos limites e possibilidades no desenvolvimento e aplicação de uma Sequência de Ensino Interdisciplinar (SEI), a partir dos estudos publicados e de ações desenvolvidas por profissionais e instituições de ensino. De forma específica, a presente revisão norteou-se na literatura referente às metodologias STEM education (ou STEAM) e Apredizagem Baseada em Problemas (ABP), de modo a encontrar conjunções entre essas propostas, buscando identificar também aspectos dentro das propostas que possibilitassem sua aplicação no contexto do ensino interdisciplinar. Por fim, diante do conhecimento teórico obtido da revisão bibliográfica, buscou-se entender os desafios, as vantagens, desvantagens, limitações e como as propostas interdisciplinares tem sido aplicadas em contextos reais por meio de entrevistas com professores de química do ensino médio que possibilitou correlacionar os fundamentos teóricos das metodologias aos cenários práticos apresentados pelos docentes entrevistados.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018373
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.