Comparação das propriedades físicas e químicas do biodiesel convencional e de cana-de-açúcar e o desenvolvimento de materiais didáticos e de divulgação das técnicas de produção e análise
PDF

Palavras-chave

Biodiesel
Biodiesel de algas
Análise de biodiesel

Como Citar

SOUZA, Ronei; JUNIOR, Gildo Girotto. Comparação das propriedades físicas e químicas do biodiesel convencional e de cana-de-açúcar e o desenvolvimento de materiais didáticos e de divulgação das técnicas de produção e análise. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192660. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2660. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A pesquisa realizada consistiu em sintetizar biodiesel a partir da soja e de óleo de algas e analisá-los segundo as normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo) objetivando avaliar a viabilidade da produção e utilização do biodiesel de algas. Os testes realizados visam a determinação do teor de umidade, tempo de oxidação e ponto de entupimento. Os resultados mostram a maior qualidade do biodiesel de algas frente aquele produzido a partir de óleo de soja.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192660
PDF

Referências

Vichi, F. M., & Mansor, M. T. C. Energia, meio ambiente e economia: o brasil no contexto mundial. Quimica Nova. 2009, 32(3), 757–767.
Ramos, L. P., Kothe, V., César-oliveira, M. A. F., Nakagaki, S., Krieger, N., Wypych, F., & Cordeiro, C. S. Artigo Biodiesel?: Matérias-Primas, Tecnologias de Produção e Propriedades Combustíveis Biodiesel?: Matérias-Primas , Tecnologias de Produção e Propriedades Combustíveis. 2017, 9(1).
Leonardo, W., Da, G., Síntese, B., & Estabilidade, E. E. Willian Leonardo gomes da silva biodiesel: síntese etílica e estabilidade à oxidação campinas 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.