Desenvolvimento de algoritmo de imagem baseado em python para detecção de sonolência utilizando raspberry pi
PDF

Palavras-chave

Processamento de imagem
Python
OpenCV

Como Citar

SILVA, Gabriel da; VICENTE, Gabriel; OLIVEIRA, Pedro de; DIAS, Vitor; KURKA, Paulo; QUIROZ, Cesar; TAVARES, Alan. Desenvolvimento de algoritmo de imagem baseado em python para detecção de sonolência utilizando raspberry pi. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193102. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3102. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O presente projeto trata sobre a utilização de visão computacional, processamento de imagem e sistemas embarcados. O principal objetivo foi desenvolver um algoritmo baseado em processamento de imagem e python para a detecção de sonolência em motoristas. O projeto foi dividido em etapas para a compreensão de assuntos mais complexos, pois torna-se fundamental o conhecimento em matemática, lógica de programação C/C++, Python, Dlib e OpenCV para o seu desenvolvimento. A integração do algoritmo desenvolvido foi baseado nas bibliotecas do OpenCV e Dlib para o processamento da imagem. O algoritmo em python rastreia 68 marcos faciais do indivíduo, onde utiliza-se uma relação euclidiana de distância para a detecção e marcação dos olhos – direito e esquerdo. A contagem de piscada é realizada a cada ação, e caso, o indivíduo ultrapasse 5 segundos com os olhos fechados, é acionado um alerta, informando que o motorista/indivíduo entrou em estado de sonolência. Todo este conjunto de algoritmo foi integrado em um microcomputador – Raspberry pi 3 – o mesmo realiza o processamento da imagem e com a utilização de uma webcam direcionada ao usuário, torna-se possível a observação da mudança para o estado de sonolência. Os resultados iniciais demonstraram uma acurácia de 85%, pois o sistema depende de boa iluminação. Em horários noturnos, torna-se difícil a identificação dos olhos e consequentemente a análise do estado de sonolência – para tal solução poderia ser usada uma câmera infravermelha e desta maneira validar o sistema em turnos diferentes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193102
PDF

Referências

BASTOS, Vinicius B. et al. Monocular visual odometry for robotic wheelchair in a virtual environment. In: 2018 Annual IEEE International Systems Conference (SysCon). IEEE, 2018. p. 1-8.
Adrian Rosebrock: https://www.pyimagesearch.com/2017/04/17/real-timefacial-landmark-detection-opencv-python-dlib/

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.