Substituição do hexano na extração da cera da casca da cana-de-açúcar
PDF

Palavras-chave

Cera da cana-de-açúcar
Hexano
Limoneno

Como Citar

SILVA, Gabriel da; MARTINS, Patricia; HENRIQUES, Julcelly. Substituição do hexano na extração da cera da casca da cana-de-açúcar . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192561. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2561. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho foi realizada a substituição parcial e total do hexano pelo biosolvente limoneno no processo de extração da cera da casca da cana-de-açúcar para avaliar como esta substituição influência nos rendimentos e características da cera. Também foi avaliada a utilização da mistura azeotrópica limoneno – água como solvente. Como resultado observou-se que o rendimento de cera bruta aumenta conforme a proporção do limoneno é maior, enquanto o de cera purificada diminui ao aumentar a proporção deste solvente, já em relação ao rendimento relativo a amostra de 30 % limoneno obteve o maior valor. As propriedades térmicas das ceras obtidas foram caracterizadas por TGA e DSC e os grupos funcionais presentes foram determinados por FT-IR. As análises foram comparadas com as da cera comercial de carnaúba.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192561
PDF

Referências

GEORGES, P. Sylvetre M., Ruegger H., Bourgeois P. Ketosteroids and hydroxyketosteroid minor metabolites of sugar cane wax. Steroids, v. 71, 2006.
INARKAR, M. B., LELE, S. S. Extraction and Characterization of Sugarcane Peel Wax. International Scholarly Research Notices (ISRN): Agronomy, v. 2012, p. 1-6, 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.