O uso de embriões de vertebrados aquáticos na avaliação de toxicidade de corantes
PDF

Palavras-chave

Corantes
Toxicidade
Embriões

Como Citar

REIS, Helen; UMBUZEIRO, Gisela; OLIVEIRA, Rhaul. O uso de embriões de vertebrados aquáticos na avaliação de toxicidade de corantes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193072. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3072. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Embriões de vertebrados aquáticos, nomeadamente peixes e anfíbios, são modelos experimentais consolidados com aplicação para avaliação toxicológica de substâncias químicas como corantes sintéticos. Os dados toxicológicos gerados com esses modelos contribuem para um uso e registro mais seguro desses químicos, tanto do ponto de vista da saúde humana quanto ambiental. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do uso de embriões de vertebrados aquáticos na avaliação toxicológica de corantes. Um total de 22 artigos foram encontrados sobre o tema entre os anos 2001 e 2019. Nesses, foram analisadas informações sobre 35 corantes diferentes, distribuídos em 8 classes, sendo a mais estudada a dos corantes Azo, com 54 % to total de corantes estudados. Os embriões de Danio rerio se destacam como organismo modelo experimental mais utilizado (73 % dos estudos). Os parâmetros toxicológicos abordados nos estudos podem ser agrupados nas seguintes categorias: bioquímico, genético, morfológico, comportamental e sobrevivência.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193072
PDF

Referências

Zanoni, M. V. B., & Yanamaka, H. Corantes: Caracterização química, toxicológica, métodos de detecção e tratamento. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.