Resumo
Com a crescente demanda por transporte aéreo, o controle de aeronaves e passageiros nos terminais dos aeroportos tem se tornado mais complexo a cada dia. Dentre as tarefas desempenhadas pelas equipes de administração dos aeroportos, destaca-se a de alocação de aeronaves em portões de embarque e desembarque(Gate Assignment). Esse problema possui grande importância pois sua solução envolve interesses de companhias aéreas, aeroportos e passageiros, assim, uma alocação indevida pode causar grandes prejuízos. O Gate Assignment é um problema da classe NP-difícil, logo, para problemas de grande porte, não existe método conhecido que encontre a solução ótima em tempo computacional viável, assim, nesses casos, buscam-se métodos alternativos. Propõe-se no presente trabalho um Algoritmo Genético(AG) Multiobjetivo, baseado no algoritmo NSGA-II [3], para solucionar instâncias de grande porte para o Gate Assignment. As soluções obtidas serão comparadas com o Método das Ponderações aplicado em um modelo de Programação Linear resolvido pelo solver CPLEX.
Referências
Bäck, T., Fogel, D. B., e Michalewicz, Z. (2000b). Evolutionary Computation 2: Advanced Algorithms and Operators. Institute of Physics Publishing, Bristol, UK, 1 edition.
Deb, K., Pratap, A., Agarwal, S., e Meyarivan, T. (2002). A fast and elitist multiobjective genetic algorithm: Nsga-ii. IEEE transactions on evolutionary computation, 6(2):182–197.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.