Produtividade do tomateiro em casa de vegetação com diferentes graus tecnológicos
PDF

Palavras-chave

Ambiência
Tela vermelha
Ventilação natural

Como Citar

JUNIOR, Jaques de Jesus; ZORZETO, Thais. Produtividade do tomateiro em casa de vegetação com diferentes graus tecnológicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193029. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3029. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O projeto consistiu em avaliar o desenvolvimento de mudas e plantas de tomateiro cultivadas em casas-de-vegetação com diferentes graus tecnológicos. O primeiro cenário (CV1) possuía ventilação natural, laterais com tela anti-afídeo e cobertura com plástico difusor novo. O segundo (CV2) possuía ventilação natural, laterais com tela anti-afídeo, cobertura com plástico difusor novo e tela vermelha 80%. Por fim, o terceiro (CV3) possuía ventilação mecânica, cobertura e laterais com plástico difusor com mais de cinco anos de uso. Assim, foram distribuídas duas cultivares de tomate ('Santa Clara 5800' e 'Santa Cruz Kada Gigante') em cada casa-de-vegetação e, em seguida, avaliado o desempenho das mesmas em função da taxa de emergência, dos atributos das mudas, da parte aérea das plantas e das raízes. Constatou-se que o segundo cenário, em magnitude, favoreceu a taxa de emergência, o crescimento das mudas e o crescimento das plantas, para ambas as cultivares estudadas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193029
PDF

Referências

MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Norma para produção integrada de tomate é debatida. 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.