O malabarismo para além da prática
PDF

Palavras-chave

Malabarismo
Jogo
Ensino aprendizagem

Como Citar

FAVARI, Kaíque; GALATTI, Larissa; GODOY, Luís de. O malabarismo para além da prática: estimulando a potencialidade criativa por meio do jogo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193026. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3026. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Utilizar da pedagogia do jogo para o ensino do malabarismo é uma maneira de promover a prática da modalidade, com diversos benefícios devido à imersão dos participantes ao mesmo, trazendo possibilidades à aprendizagem. Diante disso, o objetivo do estudo é propor, aplicar e aprimorar oficinas de malabarismo por meio do jogo. Recursos da Pesquisa Ação foram utilizados para a execução, observação e aprimoramento das oficinas. Pode-se observar que por meio do jogo o ensino do malabarismo pode desenvolver variáveis essenciais para a atividade, além de possibilitar uma criação de relações entre os participantes. Por fim, podemos concluir que o ensino do malabarismo por meio do jogo cria a possibilidade de desenvolver variáveis que se enquadram dentro da modalidade e além da prática fazendo com que os participantes tenham experiências únicas e insubstituíveis.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193026
PDF

Referências

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2010.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.443-466, set./dez., 2005.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.