A desindustrialização na microrregião de Limeira (MRL) no século XXI
PDF

Palavras-chave

Desindustrialização
Microrregião
Emprego

Como Citar

ABUD, Karina; ETULAIN, Carlos. A desindustrialização na microrregião de Limeira (MRL) no século XXI. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192909. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2909. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A MRL evidencia atualmente um processo de desindustrialização que acompanha em termos gerais a economia do Brasil, com redução da diversificação produtiva, fragmentação e quebra de elos das cadeias produtivas, combinado com a ampliação das lacunas tecnológicas e a substituição da produção final nacional pela importada. A partir de dados econômicos, sociais e demográficos da Microrregião de Limeira (MRL), composta por 9 municípios da região: Limeira, Araras, Leme, Pirassununga, Conchal, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Cruz da Conceição, foram atualizados indicadores utilizando os valores mais recentes disponibilizados, para obter materiais para um diagnóstico dessa microrregião. No estudo realizado foi possível comparar setores de produção de maior destaque, além da observar a quantidade de estabelecimentos, número de funcionários, entre outras informações relevantes para a compreensão deste processo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192909
PDF

Referências

AZZONI, Carlos Roberto. Indústria e reversão da polarização no Brasil. São Paulo, IPE/USP, 1986
CANO, Wilson. Raízes da Concentração Industrial em São Paulo, 5. ed. - Campinas, SP: Unicamp. IE, 2007.
SALAMA, Pierre Reprimarisation sans industrialization, une crise estruturelle au Brésil, PUF, Paris, 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.