Que impactos têm uma política de transferência de renda sobre a economia?
PDF

Palavras-chave

Transferência de renda
Política pública
Dinâmica econômica

Como Citar

TEIXEIRA, Maria; ETULAIN, Carlos. Que impactos têm uma política de transferência de renda sobre a economia? um estudo do Programa Bolsa Família. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2675. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Neste projeto nos propomos a estudar a dinâmica da política de transferência de renda e a maneira como a mesma modifica e remodela a economia brasileira, a partir de um estudo de caso do Programa Bolsa Família (PBF). Os programas de transferência de renda influenciam diretamente a economia pelo aumento dos rendimentos familiares; deste modo, e atrelado ao nível da propensão ao consumo das famílias, dado que as suas necessidades mais básicas permanecerem insatisfeitas na condição de pobreza, se produzem importantes repercussões da transferência de renda para o gasto em consumo e deste para diversas conexões da ordem macroeconômica. A finalidade deste projeto é analisar os resultados da política social e observar se há cumprimento da finalidade do programa: a erradicação da pobreza/extrema pobreza e a diminuição da desigualdade social.Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico relacionado ao PBF e uma análise de indicadores sociais produzidos pelo IPEA e pelo IBGE.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192675
PDF

Referências

PAIVA, L. H.; FALCÃO, T.; BERTHOLO, L. Do Bolsa Família ao Brasil sem Miséria: um resumo do percurso brasileiro recente na busca da superação da pobreza extrema. Brasília: IPEA, 2013. p. 25-46.
CALIXTRE, A; FAGNANI, E. A política social e os limites do experimento desenvolvimentista (2003-2014). Texto para Discussão IE/UNICAMP n. 295, Campinas: IE/UNICAMP, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.