Inserção de alunos surdos em ambiente escolar de ensino alternativo
PDF

Palavras-chave

Aluno surdo
Educação de surdos
Ensino alternativo

Como Citar

SILVA, Isabela da; NOGUEIRA, Aryane. Inserção de alunos surdos em ambiente escolar de ensino alternativo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192846. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2846. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Uma sociedade organizada para a maioria ouvinte cria barreiras para as pessoas surdas que, já há muito tempo, têm que lidar com a imposição de um padrão de normalidade que percebe na diferença surda um problema a ser resolvido (SKLIAR, 1998). Sabemos que, no que se refere ao contexto escolar, os surdos reivindicam uma pedagogia da diferença que visa o entendimento da complexidade da surdez, sendo necessário, primeiramente, entender que possuem culturas, identidades e reivindicações próprias, havendo o resgate da diferença surda, sem que o objetivo do processo educacional seja alcançar a normalidade. (cf. RANGEL e STUMPF, 2004). Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi focalizar e tematizar a inserção e participação do aluno surdo em ambiente escolar não tradicional - uma escola de pedagogia Freinet -, buscando responder a pergunta de pesquisa: Como se dá a inserção e participação de um aluno surdo em escola de ensino alternativo? Ainda que tal pedagogia propicie o trabalho coletivo e a participação dos alunos, na escola não foram observadas práticas específicas que pudessem favorecer a inserção do estudante surdo. O cenário era de desconhecimento sobre as diferenças linguísticas, culturais e identitárias das pessoas surdas e uma grande confiança nas ferramentas tecnológicas (aparelhos auditivos e sistema FM), como se, por si só, pudessem proporcionar mais liberdade ao aluno surdo. Porém, estas pouco colaboraram para com a participação e inserção efetiva do aluno surdo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192846
PDF

Referências

RANGEL, Gisele; STUMPF, Marianne Rossi. A pedagogia da diferença para o surdo.
LODI, Ana CB; HARRISSON, Kathryn MP; CAMPOS, Sandra RL de. Leitura e escrita, no contexto da diversidade. Porto Alegre, p. 86-97, 2004.
VILLELA, Maria Fernanda Ferraz. A pedagogia Freinet e a escola pública: uma nova abordagem para um velho problema. Pro-Posições , v. 2, n. 1, p. 52-59, 1991.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.