Modelagem de um SIG para integração com CIM aplicado ao planejamento urbano
PDF

Palavras-chave

SIG
Usina Monte Alegre
Patrimônio histórico

Como Citar

SILVA, Isabela da; JUNIOR, Vitor Molina. Modelagem de um SIG para integração com CIM aplicado ao planejamento urbano: estudo de caso Bairro Monte Alegre em Piracicaba. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192471. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2471. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O SIG (Sistema de Informações Geográficas) é uma ferramenta poderosa para tomada de decisões podendo ser utilizado para diferentes aplicações, como no planejamento urbano e ambiental, trabalhando com informações espaciais. Atualmente, tem-se discutido a viabilidade de utilização do CIM (City Information Modeling) como uma evolução da maneira de se trabalhar com os dados espaciais, possibilitando o tratamento das informações espaciais em ambientes 3D, com a combinação dos ambientes SIG e BIM 3D, potencializando sua aplicação para ambientes urbanos, em especial para o Planejamento Urbano. O objetivo desta pesquisa foi estudar a modelagem de um SIG para sua integração com a tecnologia CIM, sendo proposto um estudo de caso para o Bairro Monte Alegre, antiga colônia da Usina Monte Alegre, em Piracicaba, escolhido em virtude de sua importância histórica, e tem como resultados mapas temáticos elaborados e a criação de um projeto em ambiente SIG.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192471
PDF

Referências

Bueno, B. Arqueologia da Paisagem Urbana: SIG Histórico e Mercado Imobiliário. Reconstituição do Centro Histórico de São Paulo (1809-1942). XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 2016.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.