Associação entre a detecção de defeitos ósseos periapicais em radiografias bidimensionais e a classificação do índice periapical utilizado em imagens de TCFC
PDF

Palavras-chave

Radiografia
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Diagnóstico

Como Citar

CARDELLI, Laís; FRANCA, Deborah; NACIMENTO, Eduarda do; GAÊTA-ARAUJO, Hugo; FONTENELE, Rocharles. Associação entre a detecção de defeitos ósseos periapicais em radiografias bidimensionais e a classificação do índice periapical utilizado em imagens de TCFC. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192832. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2832. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo neste trabalho foi avaliar a taxa de detecção de defeitos ósseos periapicais em radiografias panorâmicas (PAN) e periapicais (PERI) considerando os fatores avaliados na classificação do índice periapical em imagens de TCFC. Foram avaliados exames de pacientes atendidos na Clínica de Radiologia da FOP/UNICAMP, os quais foram divididos em dois grupos: PAN+TCFC e PERI+TCFC. As radiografias foram avaliadas por dois examinadores quanto à presença de radiolucências apicais. As imagens de TCFC foram avaliadas quanto ao tamanho das radiolucências, a presença e o grau de afinamento cortical, localização do dente afetado e morfologia radicular. A taxa de detecção variou entre 22,6% (PERI) e 27,4% (PAN). A PERI apresentou valores de diagnóstico mais elevados que a PAN. O tamanho das radiolucências foi positivamente correlacionado com sua detecção na PERI e na PAN (p<0,001). Em conclusão, o tamanho da radiolucência apical é o fator que mais contribui para sua detecção radiográfica.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192832
PDF

Referências

Estrela, C.; Bueno, M.R.; Azevedo, B.C.; Azevedo, J.R e Pécora, D.P. J. Endod. 2008, 34, 1325-1331.
Esposito, S.; Cardaropoli, M. e Cotti, E. J. Endod. 2011, 40, 506-512.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.